Blog do Juares | Crack e seus efeitos destruidores

Camaquã-RS
05:06
22/09/2018

Blog do Juares | Crack e seus efeitos destruidores

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
QUER MATAR A SAUDADE, ENTÃO OUÇA!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Jaqueline da Maia - Psicóloga

Jaqueline da Maia Psicóloga – CRP 07/19163 CLÍNICA LIMA – Rua Bento Gonçalves, 587 – Camaquã/RS (51) 3692-1233

Crack e seus efeitos destruidores

14/11/2014 | 17h07 | Fonte: Jaqueline da Maia
Compartilhe:

O consumo de substâncias químicas e álcool crescem vertiginosamente atualmente. Isso se constitui num grande desafio das políticas de Prevenção adotadas pelo governo, se serão realmente eficazes nesse controle?

Na nossa cidade existem entidades voltadas para essa população, ainda sem muita ajuda e quase nenhum incentivo, mas as pessoas que acreditam na recuperação contam com sua determinação e crença.

Os usuários deixaram de ser um problema tão somente da família, tornaram-se um problema social, e vemos diariamente andarilhos buscando doações, fazendo ameaças e até mesmo roubando para conseguir manter o vício.

O CRACK, é uma dessas substâncias, sendo que torna seu usuário um zumbi ambulante, e da primeira tragada até virar caso de policia gira em torno de 6 a 8 meses.

O CRACK é obtido pelo aquecimento de cocaína e água misturada com bicarbonato de sódio, dessa mistura surgem as pedras de formatos irregulares que são buscadas com tanta ansiedade por aquele que se tornou um dependente escravizado de tal substância.

O CRACK por ser um tipo de cocaína fumada, leva ao cérebro uma grande quantidade de moléculas, produzindo uma sensação de prazer intenso, PORÉM A DROGA É RAPIDAMENTE ELIMINADA DO ORGANISMO, ISSO PRODUZ UMA SENSAÇÃO DE IMENSO DISPRAZER E A ENORME VONTADE DE REUTILIZAR A DROGA. Por isso que os usuários são como zumbis, se tornando um ser só preocupado com a próxima pedra, deixando de lado a família, amigos, estudo, sentimentos como autopreservação, autoestima, sonhos, projetos, enfim tudo o que possuiu ou construiu. Por ser uma droga muito barata o aumento de seu uso se acentua entre as outras substâncias conhecidas, importante salientar que seus danos são irreparáveis.

As complicações advindas do uso do CRACK abrangem todas as áreas da vida do indivíduo. A ação da droga no sistema nervoso causa a perda do controle do uso, provoca aceleração no coração, aumento de pressão arterial, agitação psicomotora, dilatação das pupilas, aumento de temperatura corporal, sudorese, tremor muscular, tonteiras e ideias de perseguição. O pulmão e muito exposto ao produto, produzindo tosse com escarro enegrecido, dor no peito com ou sem falta de ar, piora da asma, sangue na secreção. Muitos usuários dessa substância ficam tão fragilizados e se tornam presas fáceis da TUBERCULOSE, disseminando também essa doença por onde passam.

Ainda podem ocorrer: isquemias, arritmias cardíacas, infartos e problemas no músculo cardíaco. As doenças sexualmente transmissíveis são comuns entre usuários devido ao comportamento de risco que adotam, onde trocam de parceiros, não usam preservativos e muitos fazem do sexo uma maneira de adquirir a droga. Perdem a fome e o sono, têm dores abdominais e náuseas, e os hábitos de higiene começam a serem deixados de lado.

São muitos os efeitos colaterais, a vida se destrói e tudo o que se encontra no entorno também. É importante que os pais ou cuidadores, prestem atenção as mudanças de comportamento de seus filhos, participem efetivamente de suas vidas, se necessário fiscalizem seus horários, amizades e lugares que frequentam. Vamos fazer a nossa parte, e talvez a gente consiga diminuir a lista de pessoas que sucumbiram diante desse inimigo chamado: CRACK. (por JAQUELINE DA MAIA/PSICÓLOGA/CEL: 51-98890134)

Compartilhe:

deixe seu comentário