Blog do Juares | Suicídio

Camaquã-RS
01:07
23/10/2018

Blog do Juares | Suicídio

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
QUER MATAR A SAUDADE, ENTÃO OUÇA!
Anunciantes Blog do Juares

Colunistas

Jaqueline da Maia - Psicóloga

Jaqueline da Maia Psicóloga – CRP 07/19163 CLÍNICA LIMA – Rua Bento Gonçalves, 587 – Camaquã/RS (51) 3692-1233

Suicídio

26/07/2018 | 15h39 | Fonte: Jaqueline da Maia / Foto: Divulgação
Compartilhe:

Em maio último a Organização Pan-Americana da Saúde/OMS juntamente com o Ministério da Saúde do Brasil, realizou uma oficina para tratar de um tema que ainda causa calafrios e que as pessoas evitam falar, O SUICÍDIO. Segundo as informações colhidas no evento, informou-se que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo totalizando cerca de 800 mil suicídios, confirmando a gravidade da situação reafirmando ser um problema de saúde pública, sendo necessário priorizar os trabalhos nas políticas de prevenção.

Os números encontrados são baseados nas informações fornecidas pelos órgãos que atendem essas vítimas, mas ainda temos um grande caminho a percorrer, esse que esbarra na falta de preparo das instituições, na desinformação sobre o processo que desencadeia tal comportamento, nas políticas sobre prevenção e cuidado a Saúde Mental, nas ações junto às escolas, igrejas e comunidades, no uso abusivo de álcool e outras substâncias e no preconceito sobre o sofrimento e do adoecimento emocional de toda uma população que impede que as pessoas revelem seus verdadeiros sentimentos e o desejo de morrer.

Atualmente existem ações, pequenas e muitas vezes perdidas dentro da máquina pública que é paralisada, é importante que a sociedade se mobilize e cobre a atuação dos gestores no sentido de maiores investimentos e que de fato os projetos e planos de ação saiam do papel. O suicídio, é um comportamento evitável se for tratado a tempo por profissionais habilitados no manejo e condução do caso.

O importante é não perder o foco, O SER HUMANO, e entender que a dor é real, que esse ser precisa de escuta, acolhimento e um espaço para poder desabafar, sem julgamentos ou rótulos. Depressão é uma doença silenciosa, e o suicida em potencial, dá sinais do seu desejo de morrer.

FIQUE ATENTO!  Segundo o MANUAL DE PREVENÇÃO DIRIGIDO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL – MINISTÉRIO DA SAÚDE / BRASIL, fique atento aos sinais:

Comportamento retraído, inabilidade para se relacionar com a família e amigos, pouca rede  social; doença psiquiátrica;  alcoolismo;  ansiedade ou pânico;  mudança na personalidade,  irritabilidade, pessimismo, depressão ou apatia; mudança no hábito alimentar e de sono; tentativa de suicídio anterior; odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha; uma perda recente importante – morte, divórcio, separação, história familiar de suicídio; desejo súbito de concluir os afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento; sentimentos de solidão, impotência, desesperança; cartas de despedida; doença física crônica, limitante ou dolorosa; menção repetida de morte ou suicídio.

Jaqueline da Maia
Psicóloga CRP 07/19163
Clínica Lima. Rua Bento Gonçalves, 587
Fones:  (51) 3692-1233 / (51) 099889-0134
Compartilhe:

deixe seu comentário