Saúde

Altas temperaturas provocam mudanças no organismo


Compartilhe:
08/01/2018 - 09h35min Rhayssa Nascimento / Foto: Divulgação Corrigir

A elevação das temperaturas, com a chegada do verão, implica em mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo funcionar entre 36 e 37 graus Celsius, ativa diferentes mecanismos para manter essa condição. Entre eles, como explica a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos em São Paulo-SP, Lígia Brito, a perda de líquido pelo suor.

Apesar do processo ser algo natural, a não recuperação dessas substâncias pode acarretar em sintomas como queda de pressão, tontura, mal estar e até mesmo desidratação. Segundo a médica, a hidratação e a alimentação são dois pontos importantes para evitar situações piores, como os desmaios.

A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor não pode ser feita de qualquer maneira. Lígia Brito alerta que os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas.

"Os isotônicos são indicados somente para quem faz exercício, pois nesta situação ocorre maior perda de sais minerais. Já o consumo em excesso, por quem não pratica atividade física, pode acarretar em um aumento de pressão", reforça.

A maneira mais saudável de repor esses componentes é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. "O consumo de água e desses alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo", finaliza a clínica geral.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAIO 2024
TBK INTERNET
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAIO 2024TBK INTERNETCÂMERAS
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES