Saúde

Uso diário de sabonete íntimo é contraindicado


Compartilhe:
22/01/2018 - 10h57min Mariana Ortiz / Foto: Pixabay Corrigir

Com a promessa de limpeza adequada da região vaginal, os sabonetes íntimos fazem parte da lista de produtos essenciais e indispensáveis para a higiene de muitas mulheres. Porém, de acordo com o ginecologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Fernando Moreira de Andrade, seu uso diário não é recomendado.

O alerta é direcionado à possibilidade de mudanças no pH natural do local, que exerce a função de defesa contra infecções. Andrade explica que estes produtos, em uso diário, podem alterar a flora vaginal e, assim, propiciar um processo inflamatório.

Nos casos de uso excessivo, alguns sintomas podem caracterizar a inflamação e infecção. "Vermelhidão, ardor e corrimentos são sinais de desiquilíbrio devido à eliminação das bactérias que ajudam na defesa da vagina", complementa o médico.

Segundo o ginecologista, quando são detectados sintomas de desequilíbrio da flora é importante comunicar o especialista, a fim de auxiliar no diagnóstico.

O médico lembra que, além do uso ponderado, o modo de aplicar o sabonete é outro ponto importante. "A aplicação nunca deve ser interna, pois apresenta produtos químicos, que podem irritar a mucosa. A higiene deve ser igual à feita com o sabonete em barra", reforça Andrade.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES