Cultura

Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro

Diretora de Turismo Nilza Tessmann e Luísa Flores também acompanharam o secretário

Compartilhe:
27/07/2018 - 15h27min Ascom PM Camaquã / Fotos: PMC/Divulgação Corrigir

Na manhã dessa quinta-feira (26), o secretário da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude Mário Garcia, acompanhado da diretora de Turismo Nilza Tessmann e Luísa Flores, fizeram uma visita à Fábrica de Gaiteiros, em Barra do Ribeiro. Um dos objetivos da ida foi levar o convite para que, se houver possibilidade, eles estejam presentes na 38ª Feira do Livro de Camaquã.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do lugar, bem como seus alunos, professores e funcionários. Na ocasião, acompanharam também algumas apresentações de alunos e conversaram com o acordeonista e idealizador da fábrica, Renato Borghetti, para maior entendimento acerca do projeto.

“A Fábrica de Gaiteiros não surgiu apenas de uma ideia, mas sim de uma necessidade”, disse Borghetti, que iniciou o projeto social em 2011, quando, através de correspondências e pedidos de fãs e admiradores, percebeu o forte interesse de muitas pessoas na gaita-ponto, mas também a dificuldade que tinham em adquirir o instrumento. Dessa forma, Renato decidiu investir na inclusão de crianças e jovens na cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos.

Atualmente, o programa já tem diversas extensões espalhadas pelos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Butiá, Tapes, São Gabriel, Bagé, Lages, Blumenau, entre outros. Somando cerca de 500 alunos, na faixa etária dos 7 aos 15 anos.

Além das aulas, a fábrica também produz as gaitas a serem usadas exclusivamente pelos alunos em sala de aula, portanto, não são comercializadas.

As aulas são totalmente gratuitas, assim como os instrumentos fornecidos.

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE