Blog do Juares | Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro

Camaquã-RS
19:52
15/12/2018

Blog do Juares | Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Cultura

Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro

Diretora de Turismo Nilza Tessmann e Luísa Flores também acompanharam o secretário
27/07/2018 | 15h27 - Fonte: Ascom PM Camaquã / Fotos: PMC/Divulgação
Compartilhe:

Na manhã dessa quinta-feira (26), o secretário da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude Mário Garcia, acompanhado da diretora de Turismo Nilza Tessmann e Luísa Flores, fizeram uma visita à Fábrica de Gaiteiros, em Barra do Ribeiro. Um dos objetivos da ida foi levar o convite para que, se houver possibilidade, eles estejam presentes na 38ª Feira do Livro de Camaquã.

Eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do lugar, bem como seus alunos, professores e funcionários. Na ocasião, acompanharam também algumas apresentações de alunos e conversaram com o acordeonista e idealizador da fábrica, Renato Borghetti, para maior entendimento acerca do projeto.

“A Fábrica de Gaiteiros não surgiu apenas de uma ideia, mas sim de uma necessidade”, disse Borghetti, que iniciou o projeto social em 2011, quando, através de correspondências e pedidos de fãs e admiradores, percebeu o forte interesse de muitas pessoas na gaita-ponto, mas também a dificuldade que tinham em adquirir o instrumento. Dessa forma, Renato decidiu investir na inclusão de crianças e jovens na cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos.

Atualmente, o programa já tem diversas extensões espalhadas pelos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Butiá, Tapes, São Gabriel, Bagé, Lages, Blumenau, entre outros. Somando cerca de 500 alunos, na faixa etária dos 7 aos 15 anos.

Além das aulas, a fábrica também produz as gaitas a serem usadas exclusivamente pelos alunos em sala de aula, portanto, não são comercializadas.

As aulas são totalmente gratuitas, assim como os instrumentos fornecidos.

veja mais imagens:

Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro Secretário da Cultura de Camaquã visita fábrica de gaiteiros em Barra do Ribeiro
Compartilhe:

comentários