Esportes

Inter confirma contratação de Paolo Guerrero

Jogador desembarcará em Porto Alegre na quarta-feira

Compartilhe:
12/08/2018 - 15h35min Correio do Povo / Foto: Instagram / Internacional Corrigir

Acabou a “novela”. Paolo Guerrero é jogador do Inter. Dias após o vice de futebol, Roberto Melo, revelar que o Colorado desejava contar com o atleta na disputa do Brasileirão, obter os recursos necessários para fazer a oferta e concretizar a negociação, no sábado, o clube anunciou a transferência oficialmente através das suas redes sociais.

O pensamento da direção é reforçar o grupo e mostrar que o Inter volta a ser competitivo no mercado de negociações, abandonando a estratégia de contratar atletas que não exigiam valores para a liberação. Além disso, demonstra desejo de se firmar entre os primeiros colocados da competição e passar a trabalhar o título como algo bem tangível.

Guerrero chega para ser o titular da posição, mas terá que provar nos treinamentos que o período sem jogar – após a Copa ele atuou apenas em quatro oportunidades – não afetou sua perfomance e que está pronto para ajudar na reta final do Brasileirão. No Inter, ele terá a concorrência de Leandro Damião, Jonatan Alvez, Brenner e William Pottker, que foi utilizado na função e vem marcando gols.

O acerto

Na última quarta-feira, a direção acertou todos os detalhes. No encontro, acenou com um contrato de três anos e uma remuneração que pode chegar a R$ 800 mil mensais entre prêmios e salários. Com isso, o jogador aceitou abrir mão da vida no Rio de Janeiro e se transferir para Porto Alegre.

O Colorado tinha a concorrência do Flamengo, que esperou até próximo do final do contrato para começar a negociar e não aceitava um novo contrato de, no mínimo dois anos e meio, e o Al-Wehda, do técnico Fábio Carille, que queria levá-lo para a Arábia Saudita. “É um dos grandes atacantes da América do Sul. Para fazer uma contratação deste nível, é preciso fazer algumas concessões”, revelou uma fonte ligada a diretoria colorada.

O executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano, que levou o atleta para o Flamengo e o chamou de craque na apresentação do atacante, em 7 de julho de 2015 teve participação importante na nova negociação e garantiu que o jogador chegará a Porto Alegre em condições físicas para as necessidades do futebol brasileiro.

Inter é o sétimo clube

A estreia de Guerrero no rubro-negro carioca foi justamento contra o Inter e terminou com vitória dos cariocas com gol e assistência do peruano. O Flamengo foi o sexto clube do peruano, contando o Alianza Lima, onde iniciou a trajetória em 1992.

Ainda na base, se transferiu para o Bayern de Munique. Em 2006, foi para o Hamburgo e ficou mais seis anos. Em 2012, chegou ao Brasil para vestir a camisa do Corinthians e, já no primeiro ano, conquistou o Mundial de Clubes marcando gols na semifinal e na final. Segundo o site Futdados, foram 126 com 52 gols e 13 assistências.

Três anos depois, se transferiu para o Flamengo em 29 de maio de 2015. Após o bom início, Guerrero passou cinco meses sem balançar as redes. Mesmo assim, marcou 14 gols em 36 jogos e deu oito assistências. No ano seguinte, foram 43 jogos, 18 gols e quatro passes para gol. Em 2017, foram 44 partidas, 20 tentos e seis assistências.

Doping na seleção

Pela seleção peruana, desde 9 de outubro de 2004, foram 94 jogos, 39 gols e oito assistências. Em outubro de 2017, um baque. Guerrero foi flagrado no antidoping pelo uso de benzoilecgonina, o principal metabólico da cocaína. Em novembro, acabou suspenso preventivamente por 30 dias.

"Está descartado o uso de cocaína, isso não conta mais. A quantidade (encontrada de benzoilecgonina) é muito pequena, não chega a ser considerado doping", revelou Guerrero meses depois.

No dia 8 de dezembro de 2017, a Fifa revelou uma suspensão de um ano para o jogador que o proibia de atuar em clubes e seleções até 3 de novembro de 2018. Entretanto, os advogados do peruano apresentaram um recurso e a punição caiu para seis meses, que já haviam sido cumpridos.

Porém, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e, em maio, última instância da Justiça desportiva, ampliou a punição para 14 meses. O TAS revelou em nota que confia que Guerrero tenha ingerido a substância em um chá de coca, mas optou pela pena devido à negligência do atleta.

Reviravolta

Duas semanas antes da estreia do Peru na Copa do Mundo da Rússia, a Justiça comum da Suíça aceitou um pedido de efeito suspensivo e liberou o atleta para a disputa do mundial. “Efeito suspensivo requerido pelo atacante garantido pelo presidente da I Divisão Civil da Corte Federal garante a Apelação do jogador peruano de futebol Paolo Guerrero contra a decisão ainda não resolvida do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), um efeito suspensivo superprovisório. O aumento da punição do TAS de seis para 14 meses por quebrar o regulamento antidoping da Fifa não tem, por ora, efeito. Como consequência, Paolo Guerrero estará presente na próxima Copa do Mundo da Fifa, que será na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho de 2018”, informou em comunicado.

Liberado para a Copa do Mundo

Na Copa do Mundo, Guerrero atuou nas três partidas da primeira fase e marcou um gol contra a Austrália. Com as derrotas para Dinamarca e França, a seleção acabou desclassificada.

Envolvido na defesa da acusação de doping e, com a liberação 15 dias antes da Copa, o atacante atuou pouco na temporada. São sete jogos e um gol marcado. A transferência para o Inter é considerada pelo jogador e seu staff como um recomeço, mesmo aos 34 anos.

Como cumpriu seis meses, se tiver um revés na Justiça suíça, terá mais oito meses de punição. Neste caso, o contrato com o Inter prevê a suspensão do vínculo.

José Paolo Guerrero Gonzales é destro e tem 1,85 metros. Nasceu no dia 1º de janeiro de 1984, em Lima.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
AABB
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETAABBAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERAS