Esportes

Grêmio desafia Flamengo por vaga na semifinal da Copa do Brasil

Tricolor deve ter marcação reforçada para jogo das 21h45min desta quarta-feira (15)

Compartilhe:
15/08/2018 - 08h46min Correio do Povo / Foto: Lucas Uebel / Grêmio Corrigir

Um clássico do futebol brasileiro em um dos estádios mais tradicionais do mundo e valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil. Ingredientes de um grande jogo não faltam para Grêmio e Flamengo. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (15), a partir das 21h45min, no estádio do Maracanã, no duelo de volta das quartas de final. O empate em 1 a 1 faz com que só uma vitória seja suficiente, para os dois lados. Qualquer resultado de igualdade leva a decisão para os pênaltis – não há saldo qualificado. 

A preparação do Grêmio foi encerrada ontem com um treino fechado no CT Luiz Carvalho. O time está pronto, definido, mas não foi divulgado por Renato Portaluppi. O treinador deve promover mudanças em relação à equipe que empatou a partida de ida, tendo sido dominada na segunda etapa. “Procuramos trabalhar nesses últimos dias para minimizar os erros cometidos no primeiro jogo”, afirma o atacante Everton. 

As mudanças podem aparecer no setor defensivo e no meio-campo. Bruno Cortez deverá retomar a titularidade no lugar de Marcelo Oliveira na lateral esquerda. A outra alteração, por uma questão tática, seria a entrada de Jailson na vaga de Cícero, reforçando a marcação e deixando Maicon mais à vontade para criar. “O Flamengo tem jogadores de muita movimentação no meio-campo, precisamos neutralizar isso”, destaca Everton. “O meio-campo deles é muito forte. Se der bobeira, eles decidem uma partida a qualquer momento”, reforça Luan.

O Tricolor focou muito em dois aspectos que considera fundamentais no Maracanã: não repetir os erros do jogo na Arena e manter a concentração no mais alto patamar durante os 90 minutos. “Vamos usar o primeiro jogo para corrigir alguns erros, para que não se repitam. Vai ser um jogo bonito, podem ter certeza disso”, garantiu Luan. Autor do gol gremista na Arena, na partida de ida, o atacante não vive uma boa fase técnica, mas já mostrou em outros jogos decisivos que tem poder de desequilibrar o duelo. 

“Está tudo em aberto. Vai ser decidido nos detalhes, a favor daquele que errar menos. O torcedor conta muito e o estádio vai estar lotado, mas nós estamos trabalhando isso na nossa cabeça. O grupo está muito focado e concentrado em fazer uma grande partida”, acrescenta. 

As cobranças de pênalti, que serão necessárias em caso de empate, também fazem parte dos detalhes citados por Luan. “Treinamos para essa situação, nunca se sabe como será o jogo, pode ser que acabe dessa maneira”, completou o jogador. 

Grêmio e Flamengo já protagonizaram confrontos emblemáticos em competições de mata-mata. Para os gremistas, o principal deles foi a final e a consequente conquista da Copa do Brasil de 1997, quando o Tricolor empatou em 2 a 2 no Maracanã (0 a 0 no Olímpico) e levantou a taça. 

Jogo de ida serve de exemplo para o Flamengo  

O Flamengo tem adotado uma estratégia diferente do Grêmio. O time carioca vem utilizando força máxima em todas as competições. Mas o técnico Maurício Barbieri tratou de minimizar a questão e disse que houve alternância na escalação e dosagem dos treinamentos. “Fazemos um controle muito criterioso das cargas de treinos, compensando o volume para que os atletas não sintam o cansaço. Não existe estratégia certa ou errada, isso não nos preocupa. O que está errado é o calendário do futebol brasileiro”, diz ele. 

O adversário gremista pode ter uma mudança no ataque. Uribe se recupera de lesão e, caso não possa atuar, será substituído por Henrique Dourado. “Usamos as opções conforme o adversário”, explica Barbieri. O recém contratado Vitinho corre por fora. O treinador se apega ao desempenho do primeiro jogo, na Arena, para traçar a estratégia no segundo duelo. “Eu acho importante ter aquele jogo em mente, olhar os pontos positivos e negativos. Os dois times se conhecem bem, vamos tentar nos impor, não deixar o Grêmio se sentir confortável na partida”, acrescenta. 

Até essa terça-feira, mais de 42 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada para a torcida do Flamengo. “Espero que o estádio esteja lotado, pois quando nossa torcida atua em sinergia com a gente, nos dando um apoio, nossa vantagem é grande. Nossa torcida tem demonstrado isso em quase todos os jogos. A torcida ao nosso lado deixa o Flamengo mais forte”, finalizou Barbieri. 

Copa do Brasil 2018 - Quartas de Final  

Flamengo

Diego Alves; Rodinei, Leo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Everton Ribeiro, Diego e Lucas Paquetá; Vitinho e H. Dourado. Técnico: M. Barbieri. 

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro e Luan; André e Everton; Técnico: R. Portaluppi. 

Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG).

Local: Maracanã.

Início: 21h45min.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE