Esportes

Jael comanda goleada do Grêmio sobre o Botafogo

Tricolor fez 4 a 0 na Arena na tarde deste sábado

Compartilhe:
01/09/2018 - 22h20min Correio do Povo / Foto: Lucas Uebel / Grêmio Corrigir

Sem dificuldades e com uma apresentação de luxo, o Grêmio goleou o Botafogo na tarde deste sábado (1º) por 4 a 0. A partida terminou com um claro recado ao técnico Renato Portaluppi sobre quem deve ser o comandante do ataque gremista. Jael marcou dois, Alisson anotou um e André completou a goleada na Arena, em Porto Alegre.  

Com a vitória, o Grêmio permanece na quarta colocação, com 40 pontos, e só poderá ser ultrapassado pelo Palmeiras, que enfrentará neste domingo a Chapecoense, se o Verdão vencer por dois gols de diferença. O Tricolor na próxima rodada enfrentará o Santos na Vila Belmiro. Já o Botafogo estacionou na 13ª colocação com 25 pontos e seu próximo compromisso será contra o Cruzeiro.  

Jael, o "Cruel"  

Quem imaginava que o Grêmio iria poupar boa parte do time titular diante do Botafogo após a classificação dramática na Libertadores se enganou. Apenas Marcelo Grohe foi poupado e o que se viu em campo na Arena foi um time determinado, vivaz e com fome de gol. A curiosidade também era saber como a equipe iria se portar sem a presença de Jailson e a entrada de Cícero.

Os primeiro minutos do jogo mostraram uma surpresa: a postura ofensiva do Botafogo. O time carioca, ainda que sem criatividade, conseguia chegar ao ataque, mas faltava o acabamento. O Grêmio demorou para entrar no jogo, mas quando entrou foi para tomar conta da partida. Aos sete minutos, o Grêmio chegou pela primeira vez em uma cobrança de falta. Luan colocou na área e Cícero aproveitou a saída ruim de Saulo para cabecear. Por pouco que a bola não entrou. 

Três minutos depois, o Grêmio foi agraciado com mais uma falha do Botafogo. Yago recuou mal para Saulo, que afastou a bola de maneira errada. O lance se ofereceu para Everton, que bateu para um gol vazio. A bola entraria se não fosse a presença de Joel Carli, só que a intervenção do zagueiro foi com a mão e a arbitragem não teve outra escolha que não fosse marcar a penalidade. Na cobrança, com requintes de crueldade, Jael abriu o placar com uma cavadinha. 

O gol deu tranquilidade ao Grêmio, que mais tarde perdeu o volante Maicon, lesionado. A saída do capitão oportunizou a entrada de Alisson e o recuo de Ramiro para sua posição de origem. O Botafogo seguia perdido em campo. E mesmo sem um norte dentro do jogo atacava com muitos jogadores. A atitude seria louvável se houvesse uma organização suficiente para impedir os contra-ataques do Grêmio. E, na segunda metade do primeiro tempo, o Tricolor passou a viver disso: de contragolpes. 

Num deles, aos 31 minutos, Everton e Ramiro realizaram uma boa trama, que terminou com o cruzamento de Leo Moura para Jael. O centroavante teve tempo de dominar a bola e chutar de chapa no travessão. O azar do atacante viraria sorte, misturada com competência, 13 minutos mais tarde, já no final da etapa inicial. Jael recebeu novamente na área e desta vez não desperdiçou. No domínio, de peito, ele se livrou da marcação e bateu firme para fazer 2 a 0, dando um claro recado ao técnico Renato Portaluppi que o comando de ataque do Grêmio tem um novo encarregado. 

Grêmio liquida a fatura  

Na volta para o segundo tempo, o Grêmio veio disposto a liquidar o jogo. Em sete minutos, criou duas oportunidades com seus dois atacantes. Na primeira, aos cinco, Jael pegou um rebote de fora da área e obrigou Saulo a fazer um grande defesa. Em seguida, Everton fez boa jogada pelo meio e chutou rasteiro na trave. 

A boa apresentação gremista virou goleada aos 15 minutos, após uma boa jogada de Everton, que encontrou Alisson na entrada da área. O atacante chutou forte e rasteiro para fazer 3 a 0 e praticamente decretar a vitória gremista dentro da Arena. O domínio gremista no jogo crescia, na mesma medida da intensidade da chuva na Arena. O quarto gol só não virou realidade pela intervenção do goleiro do Botafogo. Aos 22 minutos, Everton foi lançado dentro da área. O garoto dominou com categoria e encheu o pé, mas Saulo faz uma grande defesa, evitando um placar ainda mais elástico. 

O Botafogo pouco jogava e o Grêmio seguia num ritmo bom, como se nem tivesse jogado durante a semana que passou. Para o quarto gol nascer, uma substituição precisou acontecer. O artilheiro da tarde, Jael, deixou o gramado para a entrada de André. Logo em seguida, o Tricolor criou o lance que originou o tento gremista. Leo Moura foi à linha de fundo e cruzou e a bola novamente tocou na mão de Joel Carli dentro da área. A arbitragem assinalou a penalidade, que foi convertida por André. 

A partida chegou ao fim com um Grêmio absoluto dentro de campo. Foi dominador do começo ao fim, com chuva e no tempo seco. Uma tarde em que Jael deixou claro que deve ser o centroavante titular do Tricolor no restante da temporada.   

Brasileirão 2018 - 22ª Rodada  

Grêmio 4

Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Alisson), Cícero (Douglas), Ramiro, Luan e Éverton; Jael (André). Técnico: Renato Portaluppi 

Botafogo 0

Saulo; Marcinho, Joel Carli, Yago e Moisés; Matheus Fernandes (Marcelo), Jean, Erik, Leo Valencia e Luiz Fernandes (Rodrigo Pimpão); Brenner. Técnico: Zé Ricardo.  

Gols: Jael, aos 10/1º; Jael, aos 44/1º; Alisson, aos 15/2º; André, aos 26/2º. 

Cartões Amarelos: Cícero (G); Joel Carli (B); Bruno Cortez (G); Marcelo (B), Rodrigo Pimpão (B); 

Árbitro: Jailson Freitas (BA)

Local: Arena, Porto Alegre 

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)