Entretenimento

Südoktoberfest prepara quatro dias de festa e muita alegria

Maior evento germânico da região terá grande programação com expectativa de bater novos recordes

Compartilhe:
08/10/2018 - 07h12min Cristian Iepsen / Fotos: Ascom Südoktoberfest Corrigir

O trabalho está acelerado ultimando detalhes para os dias 11, 12, 13 e 14 de outubro, que serão de alegria e muita cultura em São Lourenço do Sul, quando acontece a 31º Südoktoberfest no Esporte Clube São Lourenço, Centro da cidade. Serão quatro dias de uma extensa programação, com muitos bailes regados a chopp. A “Festa de Outubro no Sul” será também uma celebração aos 35 anos de fundação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, completados em 25 de agosto de 2018.

A festa que é a maior e mais tradicional do gênero na região tem expectativa de bater seus próprios recordes de público e consumo. Consolidada e com público cativo, tem organização focada principalmente em dar boa recepção aos visitantes. “Nossa maior expectativa é que tudo funcione bem, que o público seja bem atendido. Sabemos que será mais uma grande festa, certamente posso dizer que o maior evento de São Lourenço e estamos bem preparados para atender todas estas pessoas, o que está explicito em todos os envolvidos”, conta Fabiano Bosenbecker, presidente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, que realiza a festa, num envolvimento de cerca de 500 voluntários. “A festa é de todo mundo”, diz o presidente.

Para atender o grande público, a estrutura será novamente ampliada e com readequações pontuais, especialmente as áreas externas. “Objetivo é fazer com que a festa tenha uma logística ainda melhor para as pessoas se divertirem e saírem felizes”, completa o presidente.

Nos quatro dias da Südoktoberfest, o visitante poderá desfrutar de muitos bailes com nove bandas e ainda um DJ vindo da Alemanha. A programação tem encontro de grupos de danças, encontro de corais, jogos germânicos, o concurso para eleição da nova corte, Encontro Nacional de Jogadores de Schafkopf, concurso de chopp a metro, a alegria pela cidade com desfile de rua, entre muitas outras atividades e a Maior Polonaise do Mundo. O público pode apreciar o melhor da gastronomia típica alemã/pomerana no jantar de abertura, no café colonial e em uma ampla praça de alimentação, com pratos típicos e lanches variados. Nas copas o destaque é para o chopp artesanal da Ralf Beer. 

Dez atrações musicais nos palcos

Entre as principais atividades da festa estão os bailes que, neste ano, serão animados por dez atrações. Uma das bandas destaque é a Passarela, que está entre as mais requisitadas do gênero atualmente, dona de inúmeros sucessos que farão o público dançar e cantar junto. Sucesso absoluto da Südoktoberfest em 2017, a Orquestra Eichelberger estará de volta em 2018, atendendo especialmente os pedidos do público. Os palcos receberão também outras grandes atrações: Sul Brass, Amazônia, Hoppus, Santa Cruz, Bier’s Band, Diplomata e Novo Horizonte. Quem também promete muita festa com o público é o DJ Michael Maus, vindo direto da Alemanha, que comandará o “Cuca com DJ”. 

Entrada Social em prol da Santa Casa

Neste ano, a Südoktoberfest terá dois momentos com entrada social em prol a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, que enfrenta grave crise financeira. Na sexta-feira (12), até às 19h e no sábado (13) até às 16h, a entrada será um quilo de alimento não perecível ou um produto de limpeza, que serão doados à Santa Casa. 

Acesse

www.sudoktoberfest.com.br

facebook.com/sudoktoberfest/

facebook.com/WalterdaSudoktoberfest 

A Maior Polonaise do Mundo

A 31ª Südoktoberfest quer bater um recorde, com a Maior Polonaise do Mundo (Largest Polonaise Dance), que será dançada na tarde de 12 de outubro, no Centro da cidade, com término dentro dos pavilhões da festa. Todos os participantes dançarão trajados tipicamente, espalhando alegria pelas ruas da cidade.

O atual recorde da Maior Polonaise do Mundo foi batido em 2015 pela cidade de Wieliczka, na Polônia, com 165 pares. Este é o recorde que a Südoktoberfest pretende superar, em iniciativa que tem apoio da Associação Comercial e Industrial (ACI/CDL). A expectativa é de que a participação seja em torno de 400 pares.

A dança da Polonaise é tradicionalmente a que abre os bailes típicos, reunindo os participantes em sequência, que seguem os passos do primeiro par e serve como uma integração dos presentes para abrir a festa. Surgiu na Europa e se expandiu pelo mundo com os fluxos migratórios, tornando-se comum em várias culturas, entre elas, nas colônias alemãs.  

Programação Südoktoberfest

Quinta-feira (11)

20h30 – Jantar Típico Alemão-Pomerano (Pavilhão 01)

Recepção com Orquestra Bier's Band

Desfile de apresentação das candidatas a Rainha da 32ª Südoktoberfest

Apresentação dos Grupos de Danças Sonnenschein

23h30 – Orquestra Bier’s Band

24h – Banda Amazônia (Pavilhão 02)

1h30 – Orquestra Família Eichelberger (Pavilhão 01) 

Sexta-feira (12)

16h - Abertura com a Maior Polonaise do Mundo no Centro da cidade em direção à festa

18h– Abertura do Parque da Südoktoberfest

18h – Apresentações dos Grupos de Danças Sonnenschein (Pavilhão 01)

Diversas atividades para o público infantil ESPAÇO KINDER

18h – Banda Novo Horizonte (Pavilhão 02)

19h - Orquestra Família Eichelberger (Pavilhão 01)

23h – Banda Sul Brass (Pavilhão 01) 

Sábado (13)

Manhã – Abertura Oficial da V TischfussballPokalSponheim – 5ª Copa Sponheim de Futebol de Mesa de São Lourenço do Sul

15h – Diversas atividades para o público infantil ESPAÇO KINDER e Jogos germânicos

15h – VII Encontro de Corais (Pavilhão 02)

15 h – Show de mágica (Pavilhão 01)

15h30 até 20h – Café colonial

16h – Banda Novo Horizonte (Pavilhão 02)

17h – Desfile das Candidatas a Rainha e Minirrainha da Südoktoberfest (Pavilhão 01)

19h – X Deutsche Tanzkollektion - Mostra de Dança Alemã

20h – Banda Diplomata (Pavilhão 02)

22h – Banda Hopus (Pavilhão 01)

24h – Banda Santa Cruz (Pavilhão 02)

1h – Concurso de chope a metro – feminino e masculino

2h – Banda Sul Brass (Pavilhão 01)

4h30 – Cuca com DJ direto da Alemanha – Michael Maus 

Domingo (14)

10h – IV Encontro Nacional de Jogadores de Schafskopf com Torneio

13h30 – Desfile de Rua (saída da avenida Nonô Centeno ao Centro da cidade)

15h - Diversas atividades para o público infantil ESPAÇO KINDER e Jogos germânicos

15h30 até 20h – Café Colonial

15h – Apresentações dos Grupos de Danças Sonnenschein e visitantes

16h – Banda Santa Cruz – (Pavilhão 02)

18h – Coroação da Corte da 32ª Südoktoberfest

19h – Banda Passarela (Pavilhão 01)

23h – Banda Sul Brass (Pavilhão 01)

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES