Saúde

Estamos no Outubro Rosa e a Câmara de Camaquã orienta para a prevenção do câncer de mama

Até o dia 31 deste mês são realizados exames de mamografia gratuitos, sem necessidade de consulta, no CT Imagem, que fica no Hospital Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe:
10/10/2018 - 16h02min Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Imagem: Divulgação / CV Corrigir

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada especialmente no mês de outubro e se dirige à sociedade e às mulheres para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo assim, a Câmara Municipal, em adesão à campanha, neste mês, publica informação educativa sobre o assunto. Vamos falar sobre prevenção!? 

Quando surgiu?

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde então, a atividade tem sido promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todos. 

Importância do diagnóstico precoce

O câncer de mama tem atingido cada vez mais mulheres jovens e, conforme dados do Ministério da Saúde, é o tipo de câncer que mais vitima mulheres no Brasil. O autoexame deve ser rotineiro na vida de toda mulher. A mamografia deve ser realizada, segundo orientação dos especialistas, no mínimo, uma vez por ano. Conforme o oncologista Fernando Maluf, “as taxas de cura da doença são elevadas, e podem chegar aos 95%, quando o diagnóstico é precoce”, afirma. 

Exames gratuitos

Até o dia 31 deste mês, integrando a Campanha Outubro Rosa, estão sendo realizados  exames de mamografia gratuitos no CT Imagem, que fica no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA). O público-alvo são mulheres entre 40 e 70 anos. Para a interessada realizar o exame é só retirar um formulário, em qualquer unidade de saúde, ou no próprio CT Imagem, e preencher com os dados pessoais para agendar o exame.

Enquanto houver disponibilidade serão agendados os exames. Embora o serviço seja prestado em todos os meses do ano, neste mês de outubro  as pacientes não precisam passar por uma consulta para encaminhar a mamografia.  Em caso de dúvida, ligue para o CT Imagem: (51) 3671-7965, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Fique de olho na programação dos órgãos de saúde. Especialmente em outubro, muitas instituições ofertam consultas, promovem campanhas, chamam a população para eventos de conscientização e de prevenção. Não fique de fora: abrace essa ideia e cuide-se sempre.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)