Blog do Juares | O que é Medicina Nuclear e PET CT? Para que serve?

Camaquã-RS
06:34
21/11/2018

Blog do Juares | O que é Medicina Nuclear e PET CT? Para que serve?

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Saúde

O que é Medicina Nuclear e PET CT? Para que serve?

Entenda como a medicina nuclear funciona
15/10/2018 | 07h14 - Fonte: Imagem: Reprodução
Compartilhe:

A medicina nuclear aplica materiais radioativos no diagnóstico e tratamento de várias doenças. Esta especialidade médica lida com vários tipos de câncer, problemas no sistema endócrino e outros distúrbios.

A medicina nuclear usa radiação, semelhante a outro ramo da ciência médica chamado radiologia. Radiologia registra radiação gerada por fontes externas como raios-X. Por outro lado, a medicina nuclear detecta a radiação emitida de dentro do corpo.

Aplicações

Imagens de medicina nuclear mostram a estrutura e função de uma área específica do corpo. Substâncias radioativas chamadas radiotraçadores viajam para atingir tecidos ou órgãos e emitem radiação. Câmeras especiais capturam essas emissões radioativas para formar imagens.

As imagens fornecem informações moleculares para especificar onde e quais são as anormalidades. Os dados ajudam os médicos a diagnosticar e avaliar várias condições.

Os pacientes ingerem ou inalam os radiotraçadores. Eles também podem receber os radiotraçadores via injeção. O modo de admissão ou admissão dependerá do tipo de exame de medicina nuclear adotado.

Depois de administrar os radiotraçadores, os técnicos instruem os pacientes a se deitarem. Os pacientes permanecem deitados enquanto as câmeras externas detectam as emissões do radiotraçador.

As técnicas de medicina radioativa e nuclear ajudam no tratamento de várias condições. Exemplos destes são problemas de tireóide e cânceres como linfoma e câncer de próstata. Agentes radioativos viajam para as células alvo para entregar o tratamento.

Imagens de medicina nuclear combinadas com outras técnicas de varredura produzem imagens mais precisas. Esta fusão de imagens correlaciona e interpreta duas digitalizações diferentes em uma única imagem.

Técnicas de Medicina Nuclear e PET CT

Uma técnica de imagiologia de medicina nuclear chamada Cintigrafia ou Varredura Gama produz imagens bidimensionais. A tomografia por computador SPECT ou emissão de fóton único produz imagens tridimensionais (3D). A PET ou tomografia por emissão de pósitrons também gera imagens em 3D.

A varredura gama, SPECT e PET são todas técnicas de diagnóstico por imagem. Esses três usam câmeras gama também.

O PET CT ou tomografia por emissão de pósitrons é outra técnica de medicina nuclear. O PET CT combina um scanner PET e um tomógrafo computadorizado para obter fotos sequenciais e simultâneas. As fotos são combinadas e interpretadas em uma única imagem superposta.

PET CT imaging apresenta imagens funcionais e imagens anatômicas em uma varredura. O scanner PET produz a imagem funcional. O tomógrafo por raios X produz a imagem anatômica.

Vantagens da Medicina Nuclear e PET CT

A medicina nuclear geralmente explora tecidos ou órgãos específicos com mais precisão. Apresenta dados funcionais e estruturais em uma área do corpo. Muitos outros procedimentos de imagem não fornecem informações funcionais e estruturais.
Além disso, imagens de medicina nuclear podem potencialmente detectar doenças em seus estágios iniciais. Pode identificar um problema antes que haja algum sintoma. Ele também detecta uma doença antes de outros exames diagnósticos detectar qualquer irregularidade.

PET scans pode detectar e discriminar lesões benignas de malignas. Esta informação é vital para estabelecer a melhor localização da biópsia.

Técnicas de medicina nuclear têm riscos. Substâncias radioativas introduzidas no corpo podem desencadear reações em alguns pacientes. Os radiotraçadores também levam de algumas horas a alguns dias antes de chegarem aos locais-alvo.

Mesmo assim, procedimentos em medicina nuclear são geralmente considerados indolores e não invasivos. A medicina nuclear também é menos cara, mesmo que forneça dados precisos.

Preparações ou o que os pacientes precisam fazer para obter medicina nuclear ou PET CT Scans

Um médico assistente aconselha ou encaminha um paciente para fazer um exame de tomografia computadorizada ou tomografia por PET. Os médicos podem precisar desses exames para obter diagnósticos ou avaliações mais precisos. Eles também podem usar os exames para planejar um tratamento e monitoramento mais direcionados e menos invasivos.

A tomografia computadorizada PET é não-invasiva, indolor e leva apenas 30 minutos para terminar. Em muitos locais, o seguro cobre imagens de medicina nuclear e tomografias PET.

Geralmente, os médicos ou tecnólogos transmitem as preparações ou instruções para um exame de imagem. Pode haver uma dieta ou roupa necessária, dependendo do teste. Médicos e tecnólogos informam os pacientes de todas as informações necessárias, incluindo riscos.

Os pacientes devem informar os profissionais de saúde sobre condições médicas, doenças recentes ou alergias. Eles também devem declarar todos os medicamentos, vitaminas ou suplementos que estão tendo. Pacientes do sexo feminino devem revelar de forma crucial se estão possivelmente grávidas ou amamentando.

Durante o exame, os pacientes devem levantar qualquer problema imediatamente para uma resolução rápida. Os acessórios são frequentemente retirados. Os tecnólogos podem solicitar que os pacientes mudem de posição entre as sessões de imagem.

Após a avaliação, pode haver instruções pós-exame ou follow-ups necessários. Médicos ou tecnólogos também informam sobre quando e onde obter os resultados.

Os médicos sempre pesarão os riscos ao lado dos benefícios potenciais. Todos os profissionais de saúde também darão aos pacientes chances de levantar questões ou consultas. Todos estes asseguram uma relação harmoniosa entre trabalhadores de saúde e pacientes.

cdmcdm.com.br -  Baurú, Marília, Franca

Compartilhe:

comentários