Geral

Saúde de Camaquã capacita agentes comunitários de saúde e responsáveis por prédios públicos para auxiliar na luta contra aedes aegypti


Compartilhe:
22/10/2018 - 15h58min Ascom PM Camaquã / Fotos: PMC/Divulgação Corrigir

 O Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti de Camaquã em parceria com a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde realizou capacitação dos vinte e oito Agentes Comunitários de Saúde que atuam na zona urbana de Camaquã. Estes passarão a atuar no monitoramento e controle do Aedes aegypti, bem como, na prevenção da Dengue, ZiKa, Chikungunya e Febre Amarela.

A capacitação seguiu os padrões estabelecidos pela Escola de Saúde Pública proporcionando aos agentes palestras sobre o assunto, treinamento a campo orientado pelos agentes estaduais, elaboração de um projeto e apresentação dos resultados.

A etapa de formação ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2018, seguindo com a elaboração e execução dos projetos nos meses seguintes, culminando na apresentação dos resultados no dia 17 de outrubro de 2018.

Os projetos desenvolvidos surpreenderam pela qualidade e criatividade. Os agentes realizaram atividades em escolas de educação infantil e de ensino fundamental, mobilizaram grupos de idosos e de gestantes, realizaram motirões de limpeza em parceria com a comunidade e Secretaria do Meio Ambiente.

Como parte do projeto de um dos grupos de Agentes de Saúde, também foram capacitados, na manhã do dia 17 de outubro, funcionários de prédios públicos que  passarão a fazer a vigilância semanal dos seus locais de trabalho, auxiliando de forma significativa na prevenção de novos focos do inseto.

A prevenção destas graves doenças é responsabilidade de todos. E cada um também pode fazer a sua parte: 

        Receba bem o agente de endemias que sempre estarão uniformizados e identificados;

        Elimine recipientes inservíveis que possam acumular água;

        Escove e troque a água de bebedouros dos animais a cada dois dias;

        Mantenha as piscinas tratadas colocando cloro periodicamente e fazendo a filtragem da água diariamente;

        Limpe com freqüência ralos, calhas, lajes e drenos;

        Revise se os reservatórios de água estão adequadamente fechados impedindo a entrada de mosquitos;

        Providencie a limpeza de terrenos baldios ou imóveis fechados de sua propriedade ou que estejam sob sua responsabilidade;

        Denuncie locais que possam estar oferecendo risco;

        Em caso de dúvidas ligue (51) 3671-8665 e informe-se.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES