Blog do Juares | Militares do Exército realizam trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da região

Camaquã-RS
08:48
18/11/2018

Blog do Juares | Militares do Exército realizam trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da região

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Geral

Militares do Exército realizam trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da região

Em entrevista, o 1º tenente, Eliton Filho, informa a população sobre as medições topográficas e a coleta de informações que estão sendo realizadas
01/11/2018 | 16h38 - Fonte: Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Foto: André Herzer
Compartilhe:

Militares do Exército Brasileiro, membros do 1º Centro de Geoinformação (1º CGEO), localizado em Porto Alegre, estão desenvolvendo trabalho de mapeamento topográfico em Camaquã e nas cidades da Região Centro-Sul do estado. O mapeamento da região pode servir de base para futuros estudos de engenharia, como a construção de rodovias ou zoneamento urbano. O trabalho que está sendo realizado permitirá uma atualização dos mapas da região que, segundo os militares, são da década de 1980.

Realizamos entrevista com o 1º tenente, Eliton Filho, para informar a população sobre as medições topográficas e a coleta de informações que estão sendo realizadas, nas áreas rurais e urbanas das cidades da região, até o dia sete de dezembro de 2018. Confira! 

Câmara Municipal - Em que consiste o trabalho que está sendo realizado em Camaquã e nas cidades da região? 

Tenente Eliton - O Exército Brasileiro está realizando o mapeamento da Região Funcional 1, que abrange Porto Alegre e regiões próximas. O trabalho consiste na atualização da base cartográfica do estado do Rio Grande do Sul. 

No período que se iniciou no dia 29 de outubro, e segue até o dia sete de dezembro deste ano, uma equipe de 25 militares está coletando informações da região para promover a atualização de bancos de dados geográficos do estado. Porém, se for necessário, o trabalho será prorrogado até janeiro de 2019. 

Câmara Municipal -  Quais instituições estatais estão envolvidas nesse trabalho conveniado? 

Tenente Eliton -  O trabalho é resultado de um convênio entre a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SPGG/RS) e o Exército Brasileiro.  

Câmara Municipal -   Qual o objetivo do mapeamento topográfico? 

Tenente Eliton -   O objetivo da atividade é atualizar a base cartográfica do estado e auxiliar o governo do estado no planejamento e tomada de decisões, além de obter informações atualizadas da região. 

Câmara Municipal -    Quais cidades são abrangidas pelo trabalho na região? 

Tenente Eliton -  As seguintes cidades estão sendo abrangidas pelo nosso trabalho que é feito nos perímetros urbano e rural: Camaquã, São Lourenço do Sul, Cristal, Amaral Ferrador, Chuvisca, Arambaré, Tapes, Dom Feliciano e Cerro Grande do Sul.  

Câmara Municipal - Quantas equipes militares estão trabalhando na região? 

Tenente Eliton -   Nós temos uma equipe formada por 25 militares, que está dividida em 08 grupos de trabalho de campo. 

Câmara Municipal -  Como os militares estão identificados e como é feito o contato com os proprietários dos locais nos quais são realizados os trabalhos? 

Tenente Eliton -    Todos os militares estão devidamente fardados e armados, com carteira de identificação militar e se deslocam em viaturas L200 de cor branca. Caso seja necessário entrar em alguma propriedade, o militar realiza contato com o dono ou caseiro e solicita a autorização para entrar na propriedade.  

Peço para os proprietários que estejam conscientes quanto à realização do nosso trabalho e que autorizem a entrada nas propriedades, pois, estamos apenas realizando um trabalho de atualização dos dados geográficos da região. O mapeamento é importante para todos.

Compartilhe:

comentários