Mundo

Incêndios florestais na Califórnia deixam nove mortos e milhares de evacuados

"Camp Fire" já devastou uma área de 280 km²

Compartilhe:
10/11/2018 - 10h21min AFP / Foto: Robyn Beck / AFP / CP Corrigir

Os incêndios florestais que atingem o norte da Califórnia mataram nove pessoas, incluindo cinco carbonizadas em seus veículos quando fugiam da região de Paradise, no norte do Estado. "É muito triste confirmar que temos o total de nove mortes", disse o xerife do condado de Butte, Korey Honea, na noite desta sexta-feira. Em Buttle, o condado mais afetado até agora, o incêndio "Camp Fire" destruiu 280 km².

Outros dois incêndios foram registrados mais ao sul, no condado de Ventura, perto de Thousand Oaks, onde um homem abriu fogo em um bar na quarta-feira à noite, deixando 12 mortos antes de se suicidar. "A magnitude da destruição que vimos é incrível e dolorosa", disse Mark Ghilarducci, diretor do escritório de emergência do governo do estado. "Sabemos que há feridos e perda de vidas humanas".

O gabinete do xerife de Buttle disse que seus agentes "localizaram cinco falecidos na área de Edgewood Lane em Paradise", uma das populações mais afetadas. "A investigação preliminar revelou que estas vítimas foram localizadas em veículos atingidos pelo incêndio Camp", indicou um comunicado. "Devido às queimaduras, a identificação ainda não pôde ser feita. Serão realizadas autópsias para determinar as circunstâncias das mortes e iniciar o processo de identificação".

As autoridades conseguiram evitar que o incêndio chegasse a Chico, de 90 mil habitantes, um pouco ao oeste de Paradise. "Acho que perdemos a escola de ensino médio e pelo menos uma das escolas de ensino fundamental", disse a prefeita de Paradise, Jody Jones, em uma entrevista. Um fotógrafo da AFP constatou o nível de destruição em Paradise e resumiu o cenário que viu como um inferno: casas envoltas em chamas, outras já transformadas em cinzas e carros carbonizados. Ghilarducci advertiu que nesta área foram evacuadas 52 mil pessoas.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024