Geral

Caxias do Sul registra tremores de terra

Bombeiros receberam diversos chamados

Compartilhe:
13/11/2018 - 08h02min Rádio Caxias / Foto: leouve / Divulgação Corrigir

Uma série de tremores de terra foi sentida em Caxias do Sul no início da noite dessa segunda-feira (12). O primeiro fato se deu por volta de 21h05, e um segundo foi registrado por volta de 21h10. O fenômeno foi notado especialmente na Zona Leste, principalmente nos bairros Cruzeiro, Petrópolis, Presidente Vargas, Sagrada Família, Lourdes, Bela Vista e Saint Etienne. Áreas do Centro, Jardim América, Jardelino Ramos e Pio X também tiveram registros. 

Algumas pessoas citaram que ouviram, antes dos tremores, alguns estrondos. No bairro Petrópolis, Jauri Rabelo, morador da Rua Antônio Xavier da Luz, disse que muitos habitantes da região chegaram a descer dos prédios, devido ao susto que a trepidação provocou. Diversos estudantes da UCS, em variados pontos do campus-sede da instituição, sentiram o fenômeno, que neste ponto teve novos registros por volta de 21h25 e 21h30. O fato causou preocupação na população, que enviou diversos relatos à Rádio Caxias e também falou sobre o tema nas redes sociais.

Membros da equipe da emissora testemunharam a situação: o repórter Alex Schneider se encontrava no UCS Cinema, e a produtora Natieli Gubert estava no Bloco 71. Nos dois pontos o abalo foi notado com clareza. Já a apresentadora Rafaela Daros também sentiu a trepidação em sua residência, no Jardim América. O narrador Gilberto Júnior, que mora em Lourdes, publicou: "A cidade tremeu! Aqui no bairro de Lourdes ouvi um estrondo e senti as paredes tremerem, como se um carro tivesse se chocado com uma pilastra do prédio. Incrível."

Ouvido pela Rádio Caxias, o geólogo Nerio Jorge Susin lembrou que esse tipo de fenômeno já foi registrado em outras ocasiões em Caxias do Sul, inicialmente na década de 1970, e depois nos anos de 2006, 2007 e 2008. Nestes últimos episódios, Nerio trabalhava na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e o fato se concentrava mais na Zona Norte, na região dos bairros Vinhedos e Nossa Senhora da Saúde. Ele recordou que um sismógrafo chegou a ser trazido à cidade, para fazer medições, e nada de anormal foi detectado. Nerio pediu calma à população, pois esse tipo de ocorrência, com causas naturais, é comum. O geólogo ressaltou que esse tipo de ocorrência, pelas características geológicas da Serra Gaúcha, tem chance mínima de causar algum dano maior.

Já Clódis Andrades Filho, doutor em Geociências pela USP e professor da unidade da UERGS em São Francisco de Paula, pediu que a população colabore fazendo o relato do fato junto ao site Sentiu Aí?, do Centro de Sismologia da USP, que é responsável pelas estações sismográficas instaladas no RS. O site pode ser acessado pelo link http://moho.iag.usp.br/eq/dyfi. Clódis afirmou que "o registro dos relatos da comunidade é bem importante nas pesquisas científicas que fazemos, com objetivo de identificar a origem dos abalos. Dentro do link é possível o morador apontar onde ele estava na hora do abalo."

O Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul confirmou que recebeu ao menos 150 ligações em cerca de uma hora, relatando o fato. Todas as pessoas demonstraram medo, mas não houve depoimentos sobre danos materiais. Uma equipe foi deslocada para a Zona Leste, a fim de verificar a situação, mas não localizou nada de diferente.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET
CÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBSUPER SÃO JOSÉ