Política

Câmara realiza Sessão Solene para homenagear Igreja Batista Pioneira de Camaquã

Atividade será realizada na sede da Igreja no sábado, dia 17 de novembro, a partir das 19h

Compartilhe:
13/11/2018 - 22h53min Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Foto: Gazeta Regional Corrigir

A Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene, no sábado (17),  a partir das 17 horas, em homenagem ao aniversário da Igreja Batista Pioneira de Camaquã. A atividade será realizada na sede da Igreja - que fica na Rua Júlio de Castilhos, nº 1056, no centro da cidade.

A Sessão Solene foi proposta pela Bancada Evangélica, composta pelo vereador Marcelinho (PSB), vereador Mazinho (PSDB) e pelo vereador, Prof. Claiton Silva (PDT). A Igreja, que está em atividade em Camaquã desde a década de 1950, celebra o aniversário de 35 anos da sua sede nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Qualquer pessoa interessada poderá participar da solenidade.

Igreja Batista Pioneira em Camaquã

Na década de 1950 a Mocidade da Igreja Batista Pioneira de Porto Alegre mantinha um programa evangélico na Rádio Metrópole intitulado ''A Voz Missionária'', que passou a ser regularmente escutado por algumas famílias Camaquenses, residentes na localidade de Santa Auta, 5° Distrito de Camaquã.

Em 1959 alguns jovens dessas famílias enviaram correspondência a Igreja-Mãe, situada em Porto Alegre, e demonstraram interesse no evangelho e, sendo assim, solicitaram uma visita na localidade.  O pedido foi atendido, a visita ocorreu e logo iniciaram os primeiros cultos.

O trabalho se desenvolveu rapidamente e logo surgiram dificuldades para reunir  todos os membros em um mesmo local. O fato motivou aos irmãos da localidade, conjuntamente aos irmãos da Igreja de Porto Alegre, a organizar um mutirão com o objetivo de construir um templo na Santa Auta.

 O responsável pela obra foi o Sr. Horst H Koplin membro da Igreja de Porto Alegre. Ele mudou-se para a localidade em abril de 1961. Mesmo com muitas dificuldades, já que no local não havia energia elétrica, as fontes de água eram escassas, bem como os acessos eram muito precários, mesmo assim o templo ficou concluído, ainda antes do Natal de 1961. As reuniões na congregação passaram a ser quinzenais até o ano de 1972, quando assumiu os trabalhos em Camaquã o primeiro pastor da Igreja domiciliado no município: Sr. Odilio Allebrandt e sua esposa Jane, que no local permaneceram até 1977.

Primeiros cultos na zona urbana

A partir da segunda metade da década de 1960 diversas famílias de Santa Auta passaram a residir na sede do Município. No ano de 1966 o Sr. Albino Weege disponibilizou a sua residência para iniciar uma Escola Dominical, assim como havia ocorrido em Santa Auta, quando outros irmãos abriram a suas casas para a Igreja iniciar suas atividades.

O trabalho se desenvolveu e em 1969 foi alugado um salão para abrigar a Igreja no Bairro Santa Marta. Após esse período inicial os trabalhos passaram a ser realizados em um local mais próximo do centro da cidade, em um salão alugado no Bairro Santa Teresa. Na sequência, em 1979, foi adquirido na rua Júlio de Castilhos um terreno para construção da sede própria da Igreja.

Posteriormente à conclusão das obras houve o culto de inauguração e de emancipação, o qual foi realizado em 19 de novembro de 1983. Na ocasião, 74 membros constituíam a nova Igreja Batista, filiada à Convenção Batista Pioneira.

Trabalho social

Com o passar do tempo, os ministérios da nova Igreja foram surgindo e se fortificando, atualmente a Igreja possui três congregações no município, situadas no Bairro Viégas, na Santa Auta e a sede localizada no Centro da cidade, além de outra congregação no Cristal.

Dentre as atividades realizadas no município, ademais de cultos religiosos, são realizados trabalhos de cunho social, tais como a cedência de espaço físico para uma extensão da creche Recanto Infantil. Projetos sociais com crianças carentes, denominado ''PEPE'', no Bairro Viégas e ''Missão Urbana'' na Congregação de Cristal. Além disso, há atividades nos seguintes grupos: Mulher Cristã em Missão, Grupo de Jovens, Casais e Crianças. A Igreja atualmente é pastoreada pelo Pastor Josué Félix da Hora e tem na presidência Hilmo Hübner. Há, hoje em dia, cerca de 200 membros ativos na congregação.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORAABB
AFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ