Política

Câmara de Vereadores de Camaquã passa a trabalhar com novo sistema digital

Votações durante as sessões passam a ser realizadas de maneira eletrônica a partir dessa segunda-feira (19)

Compartilhe:
19/11/2018 - 17h51min Ascom Câmara de Vereadores – Júlio Souza / Foto: Júlio Souza Corrigir

A 91ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã será realizada nesta segunda-feira (19). E a partir desta data, os vereadores, assessores e servidores da Câmara Municipal de Camaquã passaram a trabalhar com o novo sistema digital de trabalho no processo legislativo da instituição. De agora em diante, as votações durante as sessões passam a ser realizadas de maneira eletrônica.  O trabalho de implantação do novo sistema foi realizado pela empresa Virtualiza Tecnologia da Informação, que foi  selecionada, por meio de processo licitatório, para a modernização das ferramentas.

A Virtualiza Tecnologia da Informação tem sede na cidade de Criciúma/SC e é a empresa desenvolvedora do sistema Legisoft, o qual está sendo implantando em Camaquã. A empresa desenvolve e presta esse serviço para Câmaras Municipais em vários estados. Aqui no Rio Grande do Sul os municípios de Gravataí e Santa Cruz do Sul são atendidos pela Virtualiza. 

Redução de custos 

Josiane Pizzolato, assistente comercial da empresa catarinense, explica que o novo sistema que está sendo implantando na Câmara Municipal ”vai promover avanços nos trabalhos dos servidores, assessores e dos vereadores já que todo o trabalho realizado na instituição será digital e informatizado”. 

Segundo ela, “a atualização traz benefícios econômico e ambiental, pois, serão reduzidos, por exemplo, gastos com papel. A redução inicial no gasto desse insumo deve atingir 70% do valor atual e tem meta de reduzir ainda mais os gastos nos próximos meses”, destaca. Para Josiane, “o novo sistema vai, também, democratizar e possibilitar a aproximação e a interação do cidadão com o Poder Legislativo, pois, é totalmente digital”, conta. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Prof. vereador Claiton Silva (PDT), " a modernização do sistema e do processo legislativo representa um novo capítulo na história do Poder Legislativo em Camaquã. Nós tínhamos, até então, uma Câmara analógica em um mundo digital. A partir de agora, estamos entrado no mundo digitalizado. As mudanças vão promover mais acesso e transparência, para a comunidade camaquense, ao trabalho dos vereadores”, declara. 

Na prática 

Com a modernização do processo legislativo as votações nas sessões passam a ser de forma eletrônica e, também, a produção, o arquivo, a reprodução e a assinatura de documentos da casa são, a partir de agora, realizados de maneira digital.

Além disso, um site modernizado entra em operação, as transmissões das sessões legislativas passam a ser realizadas ao vivo pela internet e a comunidade já pode se comunicar com a Câmara Municipal, entre outras formas, pela Ouvidoria para obter informações e fazer sugestões para a instituição diretamente pela internet.

Novo site

A partir desta segunda-feira (19) o novo site da casa entra em operação.  As transmissões das sessões  também serão realizadas por meio da página institucional. Além disso, no site estão notícias, informações sobre o Poder Legislativo e o acesso a todos os documentos legislativos e a transparência da instituição.

Veja pelo Facebook

Qualquer pessoa interessada pode acompanhar, simultaneamente à realização das sessões, as atividades dos 15 vereadores. Os trabalhos também estão sendo transmitidos pela página do Poder Legislativo no Facebook. Acesse pelo:www.facebook.com/camaramcamaqua ou https://bit.ly/2zmUIpT .

Para sanar dúvidas e obter outras informações entre em contato pelo telefone (51) 3671-7500 das 8h às 12h ou das 13h30min às 17h30min.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABB