Blog do Juares | CAICA participa de troca de experiências em Pelotas

Camaquã-RS
10:55
12/12/2018

Blog do Juares | CAICA participa de troca de experiências em Pelotas

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
RELEMBRE OS BONS MOMENTOS
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Educação

CAICA participa de troca de experiências em Pelotas

Coordenadora e assessora pedagógica do CAICA participaram de reunião de formação em Pelotas
06/12/2018 | 18h20 - Fonte: Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação
Compartilhe:

Nessa quarta-feira (5), a equipe de educação especial da Secretaria Municipal de Educação de Camaquã esteve em Pelotas visitando o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolin de Moura.

Na ocasião, a assessora pedagógica da educação especial da SME, Sanay Trceziak e a coordenadora do CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente, Fátima Fabiane Silveira estiveram reunidas com a diretora Débora Jacks para uma troca de experiências entre as realidades dos centros de atendimentos.

O Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolin de Moura, conta com 32 salas, 20 banheiros individuais, estacionamento e pátio. A instituição dispõe de terapias diversas voltadas exclusivamente ao atendimento de autistas, recebe toda a demanda da rede de ensino da cidade de Pelotas, atendendo um número significativo de pacientes e com uma lista de espera expressiva para ingresso no Centro e uma importante parceria com a UFPEL.

Dadas as devidas proporções o Centro da cidade de Pelotas atua de maneira similar ao CAICA, enfrentando dificuldades também semelhantes, no caso da disponibilidade de profissionais, lista de espera e recursos para ampliação de serviços. Ambos dispõem de uma metodologia baseada na proposta pedagógica, atendendo toda a comunidade, mas com uma demanda maior, direcionada pelas escolas, o que caracteriza os centros como um apoio importante ao serviço de educação dos municípios.

O CAICA atende mais de mil pacientes mensais, e ao contrário do Centro de Pelotas que atende exclusivamente os autistas, atende toda a demanda de deficiências.

A proposta da visita, além da troca de experiências entre os centros, é também de aprofundamento nas formações dos profissionais do atendimento educacional especializado; visando através de formações e orientações baseadas no modelo que já vigora em Pelotas, promovendo a ampliação dos atendimentos nas salas de recursos do município, bem como na capacitação dos profissionais que atuarão nas escolas da rede municipal de Camaquã.

Para o ano de 2019 a SME e o CAICA pretendem dar um suporte maior aos serviços de educação especial das escolas, investindo em encontros e formações no centro com intuito de reforçar a parceria CAICA e escolas em mais um objetivo do projeto ‘‘CAICA na Escola’’, que já está em andamento desde o início de 2017.

Compartilhe:

comentários