Educação

Escola Cecy Ribeiro Dias realiza culminância do projeto “Tudo Vem da Terra”


Compartilhe:
10/12/2018 - 17h39min Ascom PM Camaquã / Foto: PMC/Divulgação Corrigir

As carinhas contentes em poder apresentar tudo que aprenderam nesse ano de muito trabalho revelam só uma parte do que foi o projeto anual “Tudo vem da terra” que teve sua culminância no sábado dia 8, na Escola de Educação Infantil Cecy Ribeiro Dias, em Camaquã. “Foi um ano de muito aprendizado para os alunos, para os professores e para todos os familiares que acompanharam nossas descobertas”, comenta a professora Silvana Barros.

Todos os conteúdos previstos no currículo foram trabalhados a partir do método Montessori , mas todos tinham relação com o projeto “Tudo Vem da Terra”, dentro de um aprendizado transversal e de maneira prática. As cores, a matemática, a culinária, a música, a arte e as histórias estavam presentes junto com as sementes, as plantas, as flores, os frutos, o solo e os animais. A ideia começou pequena e foi empolgando a todos os professores que conseguiram contemplar diversos conhecimentos levando ao despertar da transformação dos envolvidos e também do ambiente: “Um encontrava uma ideia e indicava dicas de atividades conforme os diferentes conteúdos podiam ser trabalhados”, afirma a diretora Arilda Loskar Dias.

Foi assim que as crianças entre 2 a 5 anos que frequentam a escola localizada no bairro Getúlio Vargas foram aprendendo e ensinando sobre tudo que vem da terra: o chá, o remédio, o perfume, o alimento, a natureza, a transformação do mundo à nossa volta, e o cuidado que devemos ter com cada elemento. Foi uma mistura de tantos saberes que visitando a exposição pode se ter somente uma ideia, porque ali só está uma parte de tudo o que foi realizado. O visitante nota que o conhecimento dos alunos se espalha e está em toda a escola, no jardim, na horta, na composteira, no cantinho dos temperos e dos chás, no orquidário, na exposição de vasos feitos com reaproveitamento de cuias, canecas, sapatos e o que mais a imaginação deixar.

O pequeno Davi, do Maternal B, explica que a rosa pode virar perfume, que a casa do João de Barro é feita de solo: “Protege da chuva, do sol, do vento”. A faceira Giovana, do Berçário, conta que a babosa pode curar machucado, que existem tipos diferentes de sementes de feijão e que o solo humoso é o melhor para plantar. Junto com sua turminha, construíram uma composteira e um minhocário, e fizeram várias observações. “Algumas vezes surgiam dúvidas dos alunos e a partir da pesquisa a gente aprendia junto com eles, foi uma experiência incrível, pois tudo eles aprendem na prática”, destaca a professora Monica Tavares. Ela conta que os pais tiveram momentos de participação como quando plantaram junto com os filhos: “São momentos que ficam na memória afetiva da família”, completa.

Durante o ano, as crianças aprenderam sobre pirâmide alimentar fazendo receitas de sopa, de suco, de bolo, a reconhecer as partes das plantas, o plantio e o cuidado com uma plantinha, qual solo é melhor de plantar, que sementes e chás podem virar arte em quadros e muito mais. Para a professora Fernanda Konflanz, foi um projeto que envolveu a todos, com entusiasmo contagiante em ensinar e aprender: “O resultado tem sido gratificante a cada nova prática”.

O trabalho inclusive já alcançou novos horizontes. Um grupo de alunos esteve no dia 10, pela manhã no Magazine Luiza a pedido da equipe para apresentar o trabalho realizado. Os funcionários ficaram encantados com o conhecimento e a forma de se expressar dos pequenos. “Notamos uma grande diferença no aprendizado dos alunos, e isso refletiu inclusive em uma mudança no comportamento, os pais também notaram, eles tem alegria em aprender, e são muito amorosos”, elogia a diretora Arilda Loskar Dias.

Durante a segunda-feira (10), a exposição ainda está aberta a quem quiser visitar e ano que vem tem mais: “Temos ideia de fazer deste projeto anual um projeto permanente, pois o resultado foi fantástico e desenvolvimento dos alunos é impressionante, estamos muito satisfeitos”, finaliza contente.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉAABBCÂMERAS