Polícia

Polícia Civil age em combate a lavagem de dinheiro do narcotráfico no Vale dos Sinos


Compartilhe:
12/12/2018 - 13h49min Polícia Civil / Foto: Polícia Civil Corrigir

A Polícia Civil, em ação da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD/Denarc) em conjunto com a 2ªDP de São Leopoldo, deflagrou nesta
quarta-feira (12), a Operação Consilium em repressão à lavagem de dinheiro praticada por uma facção do narcotráfico. Mais de 90 policiais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão, em Novo Hamburgo, nos bairro Canudos, Primavera e Lomba Grande. Documentos que serão analisados foram apreendidos e uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação ocorreu em continuidade aos trabalhos investigativos, que desmantelou em 2017 uma organização criminosa que seria braço de uma conhecida facção atuante no Rio Grande do Sul e com berço na região do Vale dos Sinos, cujo um dos líderes encontra-se recolhido no Presídio Federal de Mossoró/RN, após a Operação Pulso Firme desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública de Estado.

Naquela ocasião, foram apreendidas armas, drogas, documentos, além de decretados sequestro de bens móveis e imóveis no valor de R$ 8.000.000,00. Foram presos preventivamente os membros do escalão superior da organização, sendo constatada a lavagem de capitais oriunda do tráfico de drogas através de empresas (lanchonetes, transportadora) e aquisição de bens.

De acordo com as informações, foram percebidas movimentações financeiras ocorridas no ano de 2012 entre o líder da organização e um empresário, que no ano de 2016 efetuou doações para campanha eleitoral de um candidato a vereador, o qual foi eleito e exerce o cargo atualmente. Apurou-se que um imóvel de padrão foi adquirido para o criminoso, através de laranjas e que parte do pagamento teria sido uma casa no litoral norte, pertencente ao vereador. O contrato de compra e venda do imóvel teria sido apreendido na casa de um dos líderes da organização criminosa.

No mesmo período, a 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo efetuou diligências em apoio à DP de Canela em investigações sobre homicídios ocorridos na Serra cujos autores seriam membros de facção pela disputa de área de jogos de azar. Na ocasião, a DP de São Leopoldo cumpriu buscas na casa do vereador de NH e prendeu o mesmo por posse ilegal de arma de fogo. Devido à apreensão de documentos, iniciou-se pela 2ª DP/SL a apuração de suposta lavagem de dinheiro.

Assim, as investigações da DRLD/Denarc e da 2ª DP de São Leopoldo foram unidas. A investigação então constatou incompatibilidade de valores movimentados pelo empresário residente em Novo Hamburgo, reforçando as suspeitas de que ele seria o provável elo financeiro entre o vereador e a facção criminosa. No período de 2012 a 2018, foi verificada movimentação de aproximadamente R$ 15 milhões pelos investigados, por meio três pessoas físicas e seis pessoas jurídicas.

O delegado Márcio Zachello afirmou que a ação de hoje trata-se do resultado do prosseguimento e aprofundamento de investigações iniciadas em 2016 sobre a mesma facção, inclusive sobre eventuais vínculos com os diversos setores da sociedade, entre eles, o político. Já o delegado Rodrigo Zucco destacou que a ação vem para complementar a repressão desenvolvida pela Polícia Civil no Vale dos Sinos a essa facção criminosa que atua na região e em todo Estado.

Atualmente, está sendo apurada a lavagem de capitais em empresas no ramo de transportes, demolidoras de veículos, e a aquisição de bens móveis e imóveis em nome de terceiros. Os documentos apreendidos serão analisados pelas equipes especializadas em lavagem de dinheiro, prosseguindo as investigações e tomando as medidas adequadas com objetivo de desmantelar o esquema de lucratividade e ocultação de valores da facção.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES