Política

Cidadãos camaquenses recebem títulos em sessão solene no Sesc

Título de Camaquense Honorário foi entregue ao Sr. Solismar Paulo Freitas Fonseca, e os títulos de Cidadão Camaquense ao Sr. Marcelo Adriano da Silva e ao Sr. Gilmar Ehlert

Compartilhe:
12/12/2018 - 15h51min Júlio Souza / Foto: Sesc-RS Corrigir

A Câmara de vereadores de Camaquã realizou Sessão Solene, na noite dessa terça-feira (11), para entrega dos títulos de Camaquense Honorário ao Sr. Solismar Paulo Freitas Fonseca, e os títulos de Cidadão Camaquense ao Sr. Marcelo Adriano da Silva e ao Sr. Gilmar Ehlert. A atividade foi realizada no Teatro do Sesc Camaquã. Na 89ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada no dia 05 de novembro, foram aprovados os projetos que concederam os títulos aos três agraciados.

A solenidade

A solenidade teve a apresentação artística da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Osvaldo Aranha, representada pelos alunos concluintes do Ensino Fundamental em 2018. Após, foram apresentadas as histórias de vida dos três homenageados na sessão.

Em seguida, os vereadores proponentes das honrarias se pronunciaram: Claudinho (MDB) propôs a outorga ao Sr. Gilmar Ehlert – Pinguim, Luciano Delfini (PTB) e Nilza Puscnerat propuseram o título ao Sr. Marcelo Adriano da Silva e o vereador Ilson Meireles propôs a outorga ao Sr. Solismar Paulo Freitas Fonseca. O vereador Marco Longaray falou em nome da bancada do PT, o vereador Paulinho Bicicletas se pronunciou em nome da bancada do PRB e o vereador Fabiano Medeiros falou em nome da bancada do PDT. Todos deixaram mensagens de cumprimentos aos três homenageados.

Por fim, Gilmar Ehlert, Marcelo Adriano da Silva e Solismar Paulo Freitas Fonseca se pronunciaram e agradeceram aos proponentes dos títulos, aos familiares e a comunidade camaquense de maneira geral. O prefeito municipal, Ivo de Lima Ferreira (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, Prof. Claiton Silva (PDT), parabenizaram os três homenageados. Ao final, uma placa foi entregue oficializando a concessão das honrarias.

Aprovação das honrarias

Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2018, de autoria do vereador Ilson Meireles (P), que concedeu o Título de Camaquense Honorário ao Sr. Solismar Paulo Freitas Fonseca. Solismar, durante a sua trajetória, já foi duas vezes presidente do IRGA, presidente e vice-Presidente da AUD, presidente da Associação dos Arrozeiros de Camaquã e integrante da diretoria do Sindicato Rural de Camaquã. O homenageado também foi um dos fundadores do CITE 83 e participou da idealização da privatização da irrigação da Barragem do Arroio Duro.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 4/2018, de autoria dos vereadores Luciano Delfini (PTB) e Nilza Puchnerat (PDT), também foi aprovado. Ele concedeu o Título de Cidadão Camaquense ao Sr. Marcelo Adriano da Silva, nascido em Viamão, mas residente e domiciliado há 15 anos em Camaquã. Mardelo atualmente é o gerente da Afubra no município.

Marcelo diz que o título "representa o reconhecimento do trabalho realizado em Camaquã e nas cidades da região. Mas, principalmente, um presente em um momento muito especial que é a inauguração do novo Centro de Distribuição da Afubra, o qual vai ajudar a desenvolver mais a cidade”. “Sou grato a todos os vereadores pelo título e, em especial, ao vereador Luciano Delfine e a vereadora Nica Pushnerat", declarou.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2018, de autoria do vereador Claudinho de Abreu (MDB), que concede o Título de Cidadão Camaquense ao Sr. Gilmar Ehlert, mais conhecido como “Pinguim” também foi aprovado.

A homenagem é feita tendo em vista os relevantes serviços de cunho social prestados aos cidadãos camaquenses. Atualmente, "Pinguim" é o presidente, além de ter sido um dos fundadores, da Associação dos Transplantados e Doentes Renais Crônicos da Região Centro-Sul.

Gilmar diz que "é uma honra receber esse título e isso faz com que a minha responsabilidade para ajudar ao próximo aumente". Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Tramitação

As sugestões para as concessões dos títulos foram aprovadas pelo Colégio de Líderes da Câmara de Vereadores, no mês de julho. Após a leitura em Sessão Legislativa, os três projetos foram encaminhados para serem analisados pela Comissão de Constituição e Justiça, antes de serem discutidos e votados pelos vereadores.

Sobre a concessão de títulos

A Câmara de Vereadores pode fazer seis indicações de concessão de honrarias por ano: dois Títulos de Cidadão Camaquense, dois de Cidadão Camaquense Benemérito ou dois de Camaquense Honorário.

Além dos vereadores já mencionados, também participaram da sessão solene os parlamentares Marcelinho (PSB) e Ronaldinho (P).

Além de familiares dos homenageados, colegas de trabalho e amigos, estiveram presentes, entre outras autoridades, o prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB), o vice-prefeito Jair Martins (PSDB), o ex-prefeito João Carlos Machado (P) e o secretário municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, Mário Garcia.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET