Geral

Municípios do RS ocupam posição de destaque no PIB da Região Sul, aponta IBGE

Conforme dados divulgados nesta sexta-feira, Porto Alegre ocupa o segundo lugar na lista

Compartilhe:
14/12/2018 - 11h51min Correio do Povo / Foto: Joel Vargas / PMPA / Divulgação Corrigir

Apesar da crise que afeta o Rio Grande do Sul e que respinga com força em Porto Alegre, três municípios do Estado, incluindo a Capital, ocupam o top 10 da lista maiores municípios da Região Sul, em relação ao Produto Interno Bruto (2016) a preços correntes e participações percentual e acumulada dos municípios nas Grandes Regiões. Os dados, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam Porto Alegre na 2ª colocação, atrás apenas de Curitiba.

Caxias do Sul, na Serra, ocupa o quarto lugar e Canoas, na Região Metropolitana, o sexto. Segundo a análise do IBGE, a capital gaúcha tem 6,88% de participação na Grande Região. Caxias contribui com 1,98% e Canoas com 1,83%. A lista dos dez mais bem colocados é composta por Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS), São José dos Pinhais (PR), Canoas (RS), Itajaí (SC), Florianópolis (SC), Londrina (PR) e Araucária (PR).

Quando analisados, ainda dentro da Região Sul, os 30 menores municípios e mesmos indicadores, o Estado gaúcho registra cinco cidades entre as 10 mais bem posicionadas: Porto Vera Cruz (1º), Benjamin Constant do Sul (2º), Coqueiro Baixo (4º), Coronel Pilar (6º) e Santa Tereza (10º). Em Santa Catarina, Santiago do Sul (3º), São Miguel da Boa Vista (5º), Paial (7º), Jardim Olinda (8º) e Tigrinhos (9º) tiveram destaque.

O IBGE fez o levantamento do PIB dos municípios em 2016 e apresentou índices relacionados aos três grandes setores de atividade econômica – Agropecuária, Indústria e Serviços –, além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, os impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET