Geral

RS terá tempo abafado e alternância de sol e chuva neste sábado

Termômetros voltam a superar os 30°C em vários pontos

Compartilhe:
15/12/2018 - 02h30min Correio do Povo / Foto: Helena Rocha / PMPA / Divulgação CP Corrigir

O tempo quente, úmido e abafado persiste neste sábado (15) no Rio Grande do Sul. Por isso, a atmosfera segue instável no Estado. Volta a chover na maioria das regiões no decorrer do dia. Em algumas áreas, como o Oeste, desde cedo. Em outras, pelo aquecimento, mais entre a tarde e a noite.

Há risco de chuva localmente forte intensa e volumosa com elevados acumulados em curto período, especialmente na Metade Norte. O risco de temporais é menor, mas isoladamente não se pode afastar uma ocorrência ou outra. Apesar das nuvens, o sol pode aparecer em parte do dia em diferentes regiões.

As mínimas rondam os 17°C em São José dos Ausentes e os 20°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 32°C em Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros se alternam entre 22°C e 32°C.

Depois de uma noite e madrugada de violentas tempestades e estragos na Argentina e no Uruguai, o RS foi atingido. As tormentas ingressaram pela fronteira de manhã com rajadas de até 86 km/h em Jaguarão. À tarde, com o calor, como esperado, explodiram nuvens de tempestade nos vales que avançaram para a área metropolitana.

Vendaval atingiu o Vale do Caí e a Grande Porto Alegre no meio da tarde com danos. As rajadas na região ficaram entre os 70 km/h e 80 km/h, mas na área entre Novo Hamburgo e São Leopoldo, especialmente na Scharlau, passaram de 100 km/h. Por isso, essa parte do Vale do Sinos foi a mais castigada.

A MetSul descartou que tenha sido um tornado: as características são de vendaval intenso, não sendo possível descartar que na Scharlau tenha ocorrido um downburst (violenta corrente descendente de vento). Em Porto Alegre, a instabilidade maior atingiu o Norte da cidade com alagamentos. Tempestades fizeram estragos também em Teutônia, em São Sebastião do Caí e no Parque das Tuias, na região de Soledade.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
AABBTBK INTERNET