Geral

Centenas de motoristas de aplicativo protestam por mais segurança

Carreata saiu do Largo Zumbi dos Palmares e passa em pontos estratégicos de Porto Alegre

Compartilhe:
14/01/2019 - 09h51min Correio do Povo/ Foto: Guilherme Testa Corrigir

Centenas de motoristas de aplicativos realizam uma série de protestos contra a falta de segurança da categoria nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. A orientação é para que os condutores não aceitem nenhuma corrida durante todo o dia. Em Porto Alegre, a mobilização começa no Largo Zumbi dos Palmares onde estão concentrados desde o amanhecer. A partir das 8h, ocorre uma carreata e posicionamento em pontos estratégicos da cidade, com acompanhamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar.

Depois às 11h haverá nova concentração, desta vez no estacionamento ao lado do estádio Beira-Rio, com previsão de caminhada até uma das sedes de uma empresa de aplicativo nas imediações. Os veículos ostentam faixas pretas, banners, cartazes e balões. A mobilização também é de luto. Na madrugada desta segunda-feira mais um caso foi registrado. Em Gravataí, um motorista de aplicativo foi baleado e ferido gravemente no pescoço. Ele realizou uma corrida até o bairro Rincão da Madalena, sendo então atacado. Dois indivíduos foram vistos fugindo a pé do veículo após o disparo.

O presidente da Associação Liga dos Motoristas de Aplicativos (Alma), Joel Moraes, defendeu um cadastro mais rigoroso dos usuários nas plataformas dos serviços e que o condutor tenha liberdade em aceitar ou não o pagamento da viagem em dinheiro. “Nosso objetivo é segurança”, enfatizou. “Nosso pedido é de que o passageiro seja efetivamente identificado. O atual cadastro é falho”, observou. Segundo ele, as empresas “precisam ser sensíveis” e deixar que o motorista aceite ou não pagamento em dinheiro.

Moraes lamentou que vários dispositivos da lei de regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros em Porto Alegre permanecem suspensos pela Justiça, muitos dos quais de interesse da categoria. De acordo com o levantamento da entidade, cinco motoristas de aplicativos morreram nos últimos seis meses sem contar os quer ficaram feridos nos assaltos.

Na sexta-feira passada, a Polícia Civil identificou dois adolescentes como os autores dos disparos que feriram um motorista de aplicativo em Gravataí. No assalto, o condutor levou três tiros, mas sobreviveu. Ele não reagiu ao assalto. O ataque ocorreu na ERS 118. Já em Viamão, o motorista Antônio Everton Pereira dos Santos, de 21 anos, morreu baleado na última quinta-feira. O crime é tratado como latrocínio. A vítima, que levou um tiro na cabeça, teve o corpo encontrado dentro do Chevrolet Cobalt, na rua Ramiro Cardoso de Fraga, na Vila Augusta.

Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram vistos abandonando o veículo que havia colidido contra uma árvore. No início deste mês, em um dos casos que mais repercutiu, o corpo do motorista de aplicativo Paulo Júnior da Costa, de 22 anos, foi encontrado na cidade catarinense de Laguna. Residente em Guaíba, o jovem havia desaparecido no dia 31 de dezembro quando realizava uma corrida pelo Uber.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR