Cultura

Ana Vitola: a escritora camaquense que se reúne em bienais com seus leitores

Seu e-book “Meu Clichê” ultrapassou 355 mil leituras na plataforma digital Wattpad

Compartilhe:
17/01/2019 - 09h53min Daniel Oliveira - Blog do Juares / Foto: Juares da Luz/BJ Corrigir

A escritora camaquense Ana Vitola, de 28 anos de idade, em entrevista para o portal de notícias Blog do Juares, relata suas experiências como autora, suas obras e seu relacionamento com seus leitores em bienais em São Paulo e Rio de Janeiro.

Indiana Vitola (ou Ana Vitola, pseudônimo adotado pela escritora), sempre foi leitora assídua desde antes de iniciar a alfabetização, quando a mãe lhe presenteou com assinatura da Turma da Mônica. Além de escritora, Vitola é funcionária pública na Prefeitura Municipal de Camaquã. Um de seus ebooks mais famosos, “Meu Clichê”, já ultrapassa 355 mil leituras na plataforma digital Wattpad.

O Wattpad é um site onde escritores podem escrever os capítulos e os seguidores irem lendo conforme as postagens são feitas. É um canal, onde os leitores comentam as obras e podem conversar com os autores diretamente.

Leia na íntegra a entrevista

Blog do Juares: Então, desde quando tu escreves? Como surgiu a ideia de escrever ebooks e livros?

Ana Vitola: Com a evolução dos livros para as leituras digitais, em e-books e os grupos de leituras nas redes sociais, abriu um horizonte de histórias e possibilidades. Em 2014, entre os leitores, o site Wattpad estava em evidência. Sendo uma plataforma gratuita onde os autores podem disponibilizar suas obras para que todos tenham acesso. Sempre gostei de ler, desde pequena e cheguei à conclusão que estava na hora de escrever as minhas próprias histórias do jeito que eu gostaria.

Blog do Juares: Quantas publicações individuais você já tem?

Ana Vitola: Meu Clichê, Por Acaso, A cor da Vida, Luiz, Luiza, Ponto e Vírgula, Reticência..., Sol de Inverno, todos esses concluídos e disponíveis na Amazon para compra.

No momento trabalho no projeto de Linha Reta, onde ainda disponibilizo no Wattpad com dois capítulos por semana.

Blog do Juares: Já participou de algum evento? Quais?

Ana Vitola: Já participei de duas bienais do livro em São Paulo (2016 e 2018) e o Rio de Janeiro (2017).

Blog do Juares: Você está trabalhando em algum projeto literário atualmente? Conte-nos sobre!

Ana Vitola: Estou trabalhando no Linha Reta, o quarto livro de uma série. Conta a história da irmã mais nova de uma família, acompanhando assim o desenvolvimento de todos os integrantes desde o final da década de 90 até os dias atuais.

Blog do Juares: Quais seus planos para o futuro?

Ana Vitola: Sempre tenho em mente os próximos livros a serem escritos, porém um de cada vez, dando prioridade ao que está sendo trabalhado.

Blog do Juares:Como você encontra inspiração para escrever suas obras?

Ana Vitola: Ao criar um personagem, suas qualidades, caráter e até o estilo, a história já vem junto e se encaixa perfeitamente. É um mistério que nem eu sei explicar, mas está funcionando comigo há 9 livros.

Blog do Juares: Como é essa história de se reunir com seus leitores nas capitais? Você tem muito contato com os seus leitores? Eles sugerem novas histórias?

Ana Vitola: O ponto de encontro sempre são as bienais, eles são os maiores eventos literários do país. Os leitores se programam para estarem lá em algum dos dois finais de semana do evento. Como sou autora independente, sem investimento de editoras por trás, cada bienal é um acontecimento. Tenho um grupo no facebook, com mais de 800 membros que me seguem e apreciam o meu trabalho. Perto de cada bienal eu aviso no grupo a data que estarei no evento e marcamos de nos encontrar. Como não tenho algum local específico dentro da feira para estar, como estande de livrarias com horários para sessão de autógrafos, troco mensagens com as leitoras que estão no evento e nos encontramos em algum ponto de encontro específico.

Blog do Juares:O próximo projeto vai seguir a mesma linha narrativa de “Meu Clichê?

Ana Vitola: Todos os meus livros são romances a única diferença é que nos 4 últimos eu mudei o estilo de narração, passando em utilizar a escrita em terceira pessoa ao invés da primeira, como fiz nos 5 primeiros.

Blog do Juares: Como você faz a divulgação de suas obras?

Ana Vitola: O facebook possui diversos grupos destinados à leitura e dicas de livros. Faço divulgação neles, e também conto a ajuda dos leitores que leem e recomendam para seus grupos favoritos, amigos e familiares.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASAFUBRA MAR 2024AABB