Política

Presidente do TSE cria comissão para combater IA ilegal nas eleições

Grupo deverá elaborar um catálogo nacional de soluções
Publicado: 25/05/2026 às 21:17 | Atualizada: 27/05/2026 às 21:22
Redação BJ News

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nunes Marques, realizou nesta segunda-feira (25) a primeira reunião com presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) após tomar posse no cargo.

Os presidentes definiram que será criada uma comissão permanente para tratar do uso responsável de inteligência artificial nas campanhas eleitorais. O grupo será responsável pela criação de um catálogo nacional de soluções para os problemas que deverão ser enfrentados pela Justiça Eleitoral.

Além disso, a comissão contará com parcerias com universidades especializadas em perícias de ilícitos digitais. Os trabalhos da comissão devem ser concluídos em 90 dias.

Nunes Marques também decidiu que vai realizar reuniões com os partidos políticos para reafirmar a necessidade de cumprimento das regras eleitorais durante as campanhas.

Também ficou definido que os TREs vão criar, em 30 dias, unidades próprias de segurança da informação.

IA

O presidente do TSE tomou posse no dia de 12 de maio e definiu que sua gestão vai priorizar o combate ao uso inadequado da inteligência artificial nas eleições presidenciais de outubro.

Em março deste ano, a Corte aprovou limitações para o uso de IA nas campanhas. Entre as medidas, o tribunal decidiu proibir que provedores de IA permitam, ainda que solicitado pelos usuários, sugestões de candidatos para votar. O objetivo é evitar a interferência de algoritmos na livre escolha dos eleitores.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no TikTok clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos

Texto aprovado cita delitos como lesão corporal, desacato e homicídio

Ontem

Maiquel Oliveira destaca transparência do Legislativo de Camaquã e importância da participação popular

Em entrevista ao Encontro 9.9, assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Camaquã também abordou a valorização dos professores, a Procuradoria da Mulher e o papel da sociedade nas decisões políticas

2 dias atrás

Marcelinho Gouveia relembra trajetória política e não descarta nova candidatura em Camaquã

Em entrevista ao Encontro 9.9, ex-vereador falou sobre sua atuação no Legislativo, a relação com a família Covatti e os cenários políticos municipal, estadual e nacional

4 dias atrás

Câmara de Camaquã pode criar Procuradoria Especial da Mulher

Projeto prevê órgão permanente para promover direitos, acolher demandas e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres

1 semana atrás

Eduardo Silva destaca impacto social e econômico do Bolsa Família em Camaquã

Durante o Encontro 9.9, ele afirmou que o benefício ajuda famílias vulneráveis e movimenta diretamente o comércio do município

1 semana atrás

“Não basta ser daqui”, diz Eduardo Silva sobre escolha de candidatos

Presidente do PT de Camaquã defendeu que eleitores avaliem propostas, votações e posicionamentos políticos

1 semana atrás