Política

Mulheres são as mais afetadas pela escala 6x1, afirma Eduardo Silva

Presidente do PT de Camaquã destacou que muitas trabalhadoras usam o único dia de folga para tarefas domésticas, ficando sem tempo para lazer e descanso
Publicado: 27/05/2026 às 17:25 | Atualizada: 29/05/2026 às 22:55
Redação BJ News

Nesta quarta-feira (27), o programa Encontro 9.9, da BJ Rádio Web, recebeu o presidente do Partido dos Trabalhadores de Camaquã, Eduardo Silva. Em entrevista conduzida pelo comunicador Juares da Luz, ele abordou a discussão sobre a redução da escala de trabalho 6x1, tema que tramita na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o modelo prevê seis dias de trabalho para apenas um dia de folga. Eduardo defendeu a proposta de reduzir a jornada sem diminuição salarial, garantindo aos trabalhadores dois dias de descanso por semana. Segundo ele, a mudança representa uma questão de qualidade de vida.

Durante a entrevista, o dirigente também citou o Movimento Vida Além do Trabalho e destacou que as mulheres estão entre as mais prejudicadas pelo modelo atual. Conforme Eduardo, muitas trabalhadoras acabam utilizando o único dia de folga para realizar tarefas domésticas, ficando sem tempo adequado para descanso, lazer e convivência familiar.

Eduardo Silva afirmou ainda acreditar que a redução da jornada pode contribuir para aquecer a economia, ao ampliar o tempo livre dos trabalhadores e movimentar setores ligados ao consumo, serviços e lazer.

Na pauta local, o presidente do PT falou sobre as ações do partido em Camaquã, mencionando recursos do governo federal encaminhados ao município e a relação com o Executivo municipal. Ele ressaltou que o partido não integra o governo, mas mantém diálogo institucional e trabalha por demandas da cidade junto ao prefeito.

Eduardo também elogiou a capacidade de articulação do prefeito Abner Dillmann, destacando o relacionamento do chefe do Executivo com diferentes partidos, inclusive aqueles que não fazem parte de sua base política.

Confira a entrevista completa:

 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso super grupo no WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Instagram clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Facebook clique aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no TikTok clique aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

Senado aprova penas maiores em crimes contra professores e médicos

Texto aprovado cita delitos como lesão corporal, desacato e homicídio

Ontem

Maiquel Oliveira destaca transparência do Legislativo de Camaquã e importância da participação popular

Em entrevista ao Encontro 9.9, assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Camaquã também abordou a valorização dos professores, a Procuradoria da Mulher e o papel da sociedade nas decisões políticas

2 dias atrás

Marcelinho Gouveia relembra trajetória política e não descarta nova candidatura em Camaquã

Em entrevista ao Encontro 9.9, ex-vereador falou sobre sua atuação no Legislativo, a relação com a família Covatti e os cenários políticos municipal, estadual e nacional

4 dias atrás

Câmara de Camaquã pode criar Procuradoria Especial da Mulher

Projeto prevê órgão permanente para promover direitos, acolher demandas e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres

1 semana atrás

Eduardo Silva destaca impacto social e econômico do Bolsa Família em Camaquã

Durante o Encontro 9.9, ele afirmou que o benefício ajuda famílias vulneráveis e movimenta diretamente o comércio do município

1 semana atrás

“Não basta ser daqui”, diz Eduardo Silva sobre escolha de candidatos

Presidente do PT de Camaquã defendeu que eleitores avaliem propostas, votações e posicionamentos políticos

1 semana atrás