Saúde

Ganho de peso após os dois anos e obesidade na juventude aumentam risco de doença cardíaca

Publicado: 18/08/2016 às 16:54 | Atualizada: 15/11/2020 às 18:19 | CCS UFPel / Foto Divulgação
Juares da Luz

Pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) evidenciou que o aumento de peso após os dois anos de idade está relacionado com o aumento da rigidez das artérias aos 30 anos e que isso resulta num maior risco de doenças cardíacas no futuro. Além disso, o trabalho mostrou que também a obesidade, medida tanto pelo IMC quanto pela quantidade de gordura abdominal, está relacionada ao aumento da possibilidade destas doenças.

O estudo avaliou as artérias carótidas e femorais de 1.576 participantes da coorte de nascimentos de Pelotas de 1982, que completaram 30 anos em 2012. A pesquisa foi realizada pela doutoranda em Epidemiologia Carolina Avila Vianna, sob orientação do professor Bernardo Lessa Horta.

As doenças do coração são as principais causas de morte em todo o mundo, bem como no Brasil. A obesidade é o excesso de gordura acumulada no corpo e é avaliada pelo índice de massa corporal (IMC), além de outras medidas, como a circunferência da cintura (CC) e a medida da gordura abdominal, realizada através do ultrassom. Um dos principais fatores de risco para  doenças cardíacas é a obesidade que leva ao acúmulo de placas de gordura dentro das artérias de todo o corpo.

“Esse acúmulo de gordura faz com que as paredes das artérias fiquem mais rígidas, dificultando a passagem do sangue e causando o infarto. A velocidade da onda de pulso (VOP) é uma medida da rigidez das artérias carótida e femoral e é realizado através de um aparelho de ultrassom portátil. Esse exame serve para identificar as pessoas que apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas no futuro. O exame é rápido e indolor”, explica a doutoranda.

“Assim sendo, campanhas que foquem na redução do sobrepeso e obesidade, tanto em crianças quanto em adultos jovens são extremamente importantes para a redução de doenças cardíacas no futuro”, diz a pesquisadora.

Defesa de tese: Velocidade de onda de pulso e composição corporal nos adultos da Coorte de 1982 – Fatores precoces e contemporâneos.

Apresentador: Carolina Avila Vianna.

Orientador: Bernardo Horta.

Banca: Iná Santos, Vera Silveira e Maria Cristina Gonzalez.

Data: 22/08/2016

Hora: 14h.

Local: Auditório Kurt Kloetzel. Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

Hoje

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

Ontem

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

Ontem
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

3 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

3 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás