Geral

Fenaban marca negociação para esta terça-feira às 14 horas

Publicado: 26/09/2016 às 18:16 | Atualizada: 31/08/2020 às 03:25 | Comunicação/Fetrafi-RS / Foto Marisane Pereira
Juares da Luz

Protesto em frente à OAB/RS marcou agenda de luta na Capital

O início da quarta semana de greve nacional dos bancários registrou o aumento do número de paralisações no RS. De acordo com o levantamento da Fetrafi-RS os sindicatos do interior registraram 735 unidades em greve, enquanto na Capital os números também subiram em relação à semana passada, de 292 unidades paralisadas no dia 19 para 302 nesta segunda-feira (26). O aumento da greve deve-se a intransigência da Fenaban, que não avançou nas negociações com o Comando nacional dos Bancários. Clique aqui para ver o quadro completo de greve no RS!

Após reivindicação do comando nacional, os banqueiros marcaram nova rodada de negociação para esta terça-feira (27/9), às 14 horas.

Ato pelo direito de greve

SindBancários e Fetrafi-RS promoveram um protesto diante da seccional gaúcha Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) no fim da manhã desta segunda-feira, em defesa do direito de greve da categoria. Na semana passada a Ordem ajuizou uma ação civil pública para garantir que bancos mantenham o atendimento mínimo de 30% às partes e advogados, nos Foros de todo o Estado, durante a greve. Para o diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke, a iniciativa da OAB/RS fere o direito constitucional, que garante a legitimidade da greve dos bancários.

"Entendemos que é anti-democrática a atitude da OAB, visto que ela só quer proteger alguns advogados, não é nem o conjunto dos profissionais. São aqueles que eventualmente tenham interesse em algum foro. O restante da sociedade continua sendo penalizada pelos bancos através dos altos juros, das tarifas exorbitantes, e nós não vemos a OAB militar para proteger a sociedade como um todo”, critica o dirigente sindical.

O que diz a lei de greve

A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender. Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.

Desenrolar da Campanha Salarial 2016

A pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 9 de agosto, mas a Fenaban não apresentou proposta decente, que contemple as reivindicações dos trabalhadores. A greve da categoria iniciou no dia 6 de setembro. Até agora já foram oito rodadas de negociação sem sucesso.

Falta d'água

Após queda de luz, Corsan utiliza geradores para manter o abastecimento de água em Arambaré

Situação deve ser normalizada ainda neste sábado (27)

Hoje
Tarô semanal

Confira a previsão de tarô para 28 de abril a 4 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para áries, aquário e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Trânsito

Trânsito na BR-116 em São Leopoldo vai ter restrições, informa Dnit

Mudança vai acontecer a partir de segunda-feira (29)

Hoje
Parabéns!

Afubra comemora 34 anos de atuação em Camaquã

Loja está com uma programação especial de aniversário

Hoje
Acidente

Ciclista morre após ser atropelado no centro de Camaquã

Tragédia aconteceu na manhã deste sábado (27)

Hoje
Curso

Últimos dias para realizar inscrição no curso de Guindauto em Camaquã

A inscrição pode ser feita pela WhatsApp (51) 98431 4602

Hoje