Saúde

Mais calor, mais cuidado!

Publicado: 18/01/2017 às 11:51 | Atualizada: 15/11/2020 às 22:05 | Paola Cunha - Usina de Notícias / Foto Divulgação
Juares da Luz

No verão, os termômetros chegam perto de 40 graus e a população deve ficar ainda mais atenta para aproveitar a estação mais quente do ano. É neste período que problemas como desidratação, queimaduras do sol e intoxicação alimentar costumam aparecer. Desta forma, alguns cuidados são fundamentais para que as férias não se transformem em um pesadelo.

Aconselhar beber bastante água parece clichê, porém aumentar o consumo de líquidos, principalmente em momentos de exposição ao sol, colabora para o bom funcionamento do intestino, evita câimbras, ajuda a controlar a temperatura do corpo, além de manter a pressão sanguínea estável. É indicado também ingerir bebidas ricas em nutrientes para repor os sais minerais, como sucos naturais e água de coco. Bebidas alcoólicas e com grande quantidade de açúcar, como refrigerantes e sucos industrializados, realizam o efeito contrário, aumentando a sensação de sede. É fundamental também evitar alimentos que estejam expostos a altas temperaturas, como por exemplo comidas comercializadas na beira da praia.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo de maior incidência de câncer no Brasil é o de pele. De acordo com o estudo, a maioria dos casos ocorrem pela irradiação solar, portanto, é imprescindível usar o filtro e ter cuidado nas horas de exposição ao sol. Sempre se deve optar por banhos de mar ou piscina antes das onze da manhã e após às quatro da tarde, horários em que a radiação solar está mais fraca. O uso de protetor solar é imprescindível para evitar envelhecimento precoce da pele e ter uma vida mais saudável. 

Uma dica para quem está na cidade é dar preferência a roupas de cores claras e de algodão, pois essas retêm cerca de 90% da radiação UV, enquanto tecidos sintéticos, como o nylon, apenas 30%. A utilização de hidratantes também é importante para evitar o ressecamento da pele, que acaba perdendo nutrição por causa das altas temperaturas e pelo contato frequente com o sol. Por último, aproveite a natureza em parques e praias. A saúde mental é primordial para relaxar em meio a correria do dia a dia. Faça caminhadas, saia com os amigos e aproveite uma das melhores estações do ano, mas nunca esqueça: hidrate-se!

Andressa Leal, professora do Técnico em Enfermagem da Escola Profissional Fundatec

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

6 dias atrás

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

6 dias atrás

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

1 semana atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

1 semana atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

1 semana atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

1 semana atrás