Geral

Novo sistema digital libera licença ambiental em poucas horas

Publicado: 26/02/2017 às 13:15 | Atualizada: 13/09/2020 às 11:05 | Alessandra Pinheiro / Foto Sofia Wolff
Juares da Luz

Primeira licença emitida em 23 de fevereiro ocorreu em menos de seis horas

A nova ferramenta digital do governo do Estado para emissão de licenças ambientais libera o processo em poucas horas na internet. O Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), lançado no início do mês, oferece um atendimento mais rápido e transparente graças à agilidade do serviço, definição prévia dos documentos e condições para instalação do empreendimento pretendido. O resultado é a obtenção de licença em menos de seis horas. 

É o exemplo de uma revenda de combustível em Marcelino Ramos, município de 4,8 mil habitantes na Região Norte do estado. O estabelecimento recebeu no dia 23 a primeira autorização ambiental no sistema da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O processo foi aberto às 10h30 e teve licença expedida às 16h20.

De acordo com a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, a ferramenta economiza tempo e esforço tanto das autoridades ambientais quanto dos investidores. "O SOL representa uma revolução no licenciamento do Rio Grande do Sul. Agora a análise de solicitações tem padronização e critério. O que permite que os técnicos trabalhem com mais qualidade e segurança, oferecendo atendimento rápido e eficiente", explica. O licenciamento é obrigatório e importante para minimizar os impactos no meio ambiente.

O diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter, afirmou que o software surpreende pela rapidez no atendimento. "O envio da documentação completa auxilia na desenvoltura do processo. É muito importante que os solicitantes reúnam todo o material exigido para acelerar a emissão do licenciamento", orienta. 

A abertura do licenciamento ambiental pode ser protocolada nos sites da Sema ou da Fepam. O programa permite acompanhar o processo pela internet e facilita a comunicação entre órgão ambiental e usuário por e-mail - o que evita o gasto com correio, telefone ou locomoção. Ainda trabalha com processo único, sem que haja necessidade de obter documentos em diversos órgãos. Software agiliza comunicação entre órgão e usuário pela internet 

A Fepam já planeja os próximos passos para aperfeiçoar o programa. "Criamos um grupo gestor para monitorar melhorias que podem ser feitas no sistema. O foco é aprimorar cada vez mais o programa, de modo que tanto o cidadão quanto os técnicos da Fepam tenham um serviço de qualidade e cada vez mais rápido", informa Ritter.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem