Geral

Bugio encontrado morto no interior de Camaquã estava com marcas de agressão

Publicado: 19/04/2017 às 16:01 | Atualizada: 10/10/2020 às 22:48 | Redação Blog do Juares
Juares da Luz

No início da manhã o portal de notícias Blog do Juares divulgou em primeira mão sobre dois bugios que teriam sido encontrados mortos no Assentamento Boa Vista, no interior de Camaquã. A informação foi repassada pelo vice-presidente da Comissão e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Camaquã, vereador Vinícios Araújo, que mantém contato com moradores daquela região.

A Secretaria da Saúde do município foi comunicada sobre o caso e imediatamente deslocou para o local uma equipe da Vigilância Sanitária com uma bióloga para localizar os animais mortos e adotar as devidas providências, ainda hoje pela manhã.

No local foi encontrado apenas um macaco morto. Ele estava com ferimentos na altura do pescoço, fato este que tranquiliza a comunidade camaquense. O animal pode ter sido morto a paulada por uma pessoa, ou por outro animal ou até mesmo por um tiro. Acredita-se que, se realmente havia outro bugio morto no local, ele possa ter sido retirado ou arrastado por outro animal ou uma pessoa.

A fim de descartar qualquer possibilidade do Bugio estar infectado com a febre amarela, os profissionais coletaram amostras das vísceras do animal que serão enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. O resultado deve sair entre 60 e 90 dias.

Contudo, a Secretaria da Saúde continuará em alerta monitorando as regiões das matas do município, onde há uma grande quantidade de bugios.

Macacos não são transmissores da febre amarela

Estudos mostram que bugios não são responsáveis pela transmissão da febre amarela. Pelo contrário, esses primatas ajudam a detectar a circulação do vírus. Todas as espécies de macacos são "sentinelas", ou seja, a mortalidade destes animais pode indicar a presença do vírus em determinada região, agilizando a vacinação das pessoas antes da contaminação por humanos.

Desalojados

Chega a 65 o número de famílias desalojadas em Tapes

Situação acontece devido à cheia na Lagoa dos Patos

Hoje
Barragens em situação de emergência

Cinco barragens ainda estão em situação de emergência no RS

Estruturas apresentam risco iminente de rompimento

Hoje
Prorrogação de IR

Receita Federal prorroga prazo de entrega da declaração do IRPF em 336 municípios do RS

Camaquã, Cristal e Tapes estão na lista anunciada nesta terça-feira (7)

Hoje
Cobrança abusiva no RS

MP cria canal para gaúchos denunciarem prática de preço abusivo após enchentes

Relatos indicam aumento dos valores de alguns produtos

Hoje
Tragédia

Após águas baixarem no Vale do Taquari, cenário de destruição é visto

Rio Taquari atingiu a marca histórica de 30 metros

Hoje
Alerta

Inmet divulga alerta de tempestade de grande perigo para o Sul do RS

Medida é válida até a manhã desta quarta-feira (8)

Hoje