Política

Transporte no domicílio e a presença de ambulância em eventos privados foram pauta na SMS

Publicado: 28/04/2017 às 17:21 | Atualizada: 16/11/2020 às 06:24 | Decom São Lourenço do Sul
Juares da Luz

Foi realizada nessa quinta-feira (27) na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, a Assembléia Geral Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de São Lourenço do Sul do mês de abril.

Na ocasião foi aprovado por unanimidade o TND – Transporte No Domicílio, no âmbito do SUS, o qual tem como objetivo atender aqueles usuários que realmente necessitem de serviço de remoção. A portaria resolve que os chamados domiciliares que não se enquadram no Samu, mas seja de urgência na atenção básica deverão ser atendidos, prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde, se estiver em horário de atendimento destas. E se necessário, os pacientes serão encaminhados pelo médico, e excepcionalmente pela enfermeira, ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, mediante informações básicas ao atendente da SMS. O transporte de retorno do Pronto Socorro e Unidades Básicas de Saúde, à residência do Paciente, após a consulta, só será realizado mediante solicitação médica com justificativa técnica em formulário próprio elaborado pela SMS.

As exceções acima descritas, somente ocorrerão nos seguintes casos: Pacientes incapacitados, sem condições de ambular ou discernimento, comprovado por atestado médico, através do CID – Classificação Internacional de Doenças.

Na zona rural do município, onde não houver serviço de transporte público coletivo, compatível com o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, poderá ser autorizado pela equipe o retorno do paciente vulnerável a sua residência, com o veículo da Unidade Básica. E é importante ressaltar, que é vedado o transporte para pacientes em tratamentos privados.

Outra importante pauta aprovada foi a proposta do governo municipal que regulamenta a presença de ambulâncias em eventos privados, vetando a presença desta nestes eventos, liberando somente em situações excepcionais, em que protocolos exijam a presença do veículo em horário restrito à atividade de risco. Durante a assembléia foi aprovado também por unanimidade o relatório financeiro e qualitativo do 3º quadrimestre de 2016, e também foi comentado sobre a aprovação do incentivo aos agentes comunitários de saúde, o qual foi aprovado na segunda-feira na Câmara de Vereadores.

Por fim, foi formada uma comissão para discussão e organização da Conferência de Saúde da Mulher, que ocorrerá no dia 20 de maio.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

2 dias atrás
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

5 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

6 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

2 semanas atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás