Geral

Assassinatos no interior do RS crescem 17% em março de 2017

Publicado: 17/05/2017 às 08:02 | Atualizada: 30/10/2020 às 14:22 | Eduardo Paganella / Rádio Guaíba / Foto Divulgação RG
Juares da Luz

Governo do estado anunciou medidas para garantir presença de PMs em todas as cidades do RS a partir de junho

Um levantamento da Rádio Guaíba com base nos índices de criminalidade do Rio Grande do Sul apontou que os crimes de homicídio e latrocínio aumentaram no interior do Estado no mês de março. O estudo não considera os dados de Porto Alegre, que teve reforço de efetivo a partir da segunda semana de fevereiro. Conforme o levantamento, março registrou elevação de 17% nos homicídios e latrocínios na comparação com 2016.

Em março deste ano, ocorreram 239 assassinatos no Rio Grande do Sul, sendo 64 em Porto Alegre. O saldo no interior do Estado contabiliza 175 homicídios e latrocínios. Em 2016, foram 206 crimes desse tipo no RS, 149 deles no interior.

A reportagem da Rádio Guaíba entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para questionar se o crescimento nos indicadores de criminalidade se devem ao remanejo de PMs do interior para Porto Alegre.  A pasta garante que o planejamento não visa sobrecarregar o interior. Confira nota:“O reforço de PMs na capital  ocorrerá até o início das atividades dos 1.060 novos soldados da Brigada Militar, conforme anunciado nesta segunda-feira (15) pelo Comando-Geral da corporação. Os agentes da FNSP permanecem até agosto – período passível de prorrogação.

O planejamento da BM visa não sobrecarregar o interior. Um rodízio foi estabelecido e cada batalhão recebe cotas de horas extras para compensar os PMs cedidos. Lembramos que a maioria do efetivo é oriundo de Batalhões de Operações Especiais, diminuindo o impacto nos municípios.

Com relação ao levantamento realizado pela Rádio Guaíba, reiteramos que a SSP tem por praxe não se manifestar com relação a dados não oficiais. O período de tempo analisado não representa um recorte válido para a análise de estatísticas de criminalidade, pois está sujeito a diversos fatores externos e internos.   Os estudos realizados pela SSP e demais instituições oficiais se baseiam em metodologias referendadas nacional e internacionalmente. Desta forma, não é possível emitir nenhum posicionamento com relação à demanda apresentada.”

Ontem, o governo do Estado anunciou que todos os municípios da Brigada Militar contarão com pelo menos três policiais a partir de junho. A meta do governo do Estado é iniciar o ano de 2018 com todos os municípios equipados com efetivo mínio de cinco PMs.

A meta do governo do Estado é iniciar o ano de 2018 com todos os municípios equipados de um efetivo mínimo de cinco PMs. Na segunda quinzena de julho, cerca de 1060 policiais militares estarão nas ruas. Além disso, o governo do Estado já autorizou o retorno de PMs no Corpo Voluntário de Militares Inativos (CVMI) para atuar, prioritariamente, nas patrulhas escolares (com foco no tráfico de drogas) e nas atividades de videomonitoramento.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Ontem
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Ontem
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Ontem
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Ontem
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Ontem
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Ontem