Saúde

Saiba como lavar as mãos de maneira correta

Publicado: 14/06/2017 às 11:36 | Atualizada: 05/11/2020 às 09:13 | Tree Comunicação / Foto Divulgação
Juares da Luz

Alguns podem não se dar conta, mas uma das maneiras mais simples, eficientes e baratas para evitar diversas infecções no organismo é a lavagem das mãos. A correta higienização pode evitar a contaminação por bactérias, vírus e protozoários que causam sérios danos ao corpo. A clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, ensina como o procedimento deve ser feito.

“É importante esfregar a palma da mão, dorso, entre os dedos – incluindo o polegar -, as unhas e, por último, os punhos, sempre que houver sujeira. Não se esquecendo também de lavá-las antes e após as refeições, uso de banheiro, ao espirrar e tossir”, revela.

Caso não tenha água e sabão à disposição, os indivíduos podem fazer uso de álcool gel para limpeza. “Por dia, é aconselhável lavar as mãos dessa forma, no máximo, duas vezes. O ideal é intercalar o uso do produto com a lavagem tradicional. Com ele, conseguimos eliminar diversos organismos.” Caso nenhuma das duas formas seja adotada, Ligia Brito aponta os possíveis problemas.

“Entre os principais incômodos estão diarreias, gripes e resfriados. Além disso, é importante ressaltar de que, caso a pessoa leve as mãos sujas até os olhos, ela corre o risco de contrair conjuntivite.”

No caso das crianças, as principais contaminações podem ser por protozoários, como o toxoplasma, que causa a toxoplasmose, e a ameba, responsável pela amebíase. Segundo a UNICEF, a diarreia continua sendo a segunda maior causa de mortalidade de menores de cinco anos, em todo o mundo, com cerca de 1,5 milhão de vítimas por ano.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.

Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

2 dias atrás

Sintomas parecidos, mas causas diferentes! Entenda a diferença entre virose, intoxicação alimentar e H. pylori

Cuidados com a higiene de mãos, alimentos e ambientes pode evitar os problemas

3 dias atrás

RS deve receber primeiro lote de vacinas contra a dengue nos próximos dias

Seis municípios gaúchos receberão as doses

3 dias atrás
Prevenção

Dia de conscientização contra a meningite: neurologista explica como se prevenir

Data representa a luta contra a doença no mundo

5 dias atrás
Dengue

RS registra mais seis mortes e se aproxima de 100 óbitos causados pela dengue

Essa já é a maior marca da última década

5 dias atrás
Fiocruz

Internações por gripe e vírus sincicial aumentam no Brasil

Casos de covid-19 têm tendência de queda

1 semana atrás