Geral

Sindicato dos Comerciários de Camaquã reelege presidente com discordância de associados

Publicado: 19/06/2017 às 18:00 | Atualizada: 10/11/2020 às 02:04 | Tarso Ribeiro - Blog do Juares / Foto Tarso Ribeiro/BJ
Juares da Luz

A eleição para a diretoria do Sindicato dos Comerciários de Camaquã confirmou o que se previa. A chapa única que concorria no pleito, encabeçada pela atual presidente Sandra Maura Sampaio Ribeiro conquistou a reeleição.

A votação ocorreu na última sexta-feira (16) sob discordância de alguns associados e a confirmação da vitória seu deu no final da tarde do mesmo dia.

É a quinta vez que Sandra é eleita presidente do sindicato que foi fundado em 1989 por ela e outros associados. Todas as eleições de Sandra ocorreram após 2000, sendo que anteriormente ela mantinha funções na diretoria da entidade.

O Blog do Juares recebeu denúncias de associados relatando que não foram avisados nem informados sobre as eleições do sindicato. Segundo os denunciantes, eles ficaram sabendo das eleições dois dias antes do pleito, sendo que um dia antes da eleição seria véspera de feriado, não havendo tempo hábil legal para formação de chapa alternativa para concorrer. Os denunciantes também reclamavam da atual presidente estar na diretoria do Sindicato há mais de duas décadas. Os mesmos denunciantes também relataram que poderia haver uma irregularidade na chapa encabeçada por Sandra. Segundo eles, alguns dos componentes da chapa, que trabalham em um supermercado em Camaquã, seriam representados por um sindicato de Porto Alegre.

Após receber essas denúncias, a reportagem do Blog do Juares foi averiguar a situação.

Durante conversa realizada com a atual presidente, Sandra explicou que todo o procedimento legal previsto no estatuto do sindicato foi cumprido. Sandra mostrou que a convocação para as eleições foi publicada no Jornal do Comércio de Porto Alegre, visto que o sindicato abrange também outras cidades da região. Ela informou que foi publicado na rede social Facebook da entidade as informações sobre as eleições.

Sandra também explicou que atua na diretoria da entidade desde a sua fundação, primeiramente, exercendo funções na diretoria e depois sendo presidente do sindicato.

Por fim, Sandra explicou que não há irregularidades com os componentes da chapa. Ela informou que embora alguns dos componentes da chapa sejam contratados por empresa de Porto Alegre, eles estão lotados na filial de Camaquã, conforme registro na carteira de trabalho deles, sendo assim não havendo nenhuma irregularidade já eles trabalham em Camaquã, num supermercado da cidade.

Sandra ressaltou que na última gestão a categoria junto com o sindicato conseguiu várias conquistas e garantiu o domingo como um dia de descanso e não permitiu que fosse colocado o domingo como dia de trabalho. Para a próxima gestão ela prevê muitas lutas para os trabalhadores, principalmente nas questões da reforma trabalhista, previdenciária e da terceirização.

Estututo do Sindicato dos Comerciários de Camaquã

Ata de Posse 2013

Para acessar os arquivos acima baixe com sua conta do Facebook ou Twitter!

Trânsito

Dnit alerta para interrupção de tráfego na BR-116, em Esteio, a partir desta sexta-feira (3)

Atividades estão programadas para ocorrerem até as 18 horas de sábado (4)

Hoje
Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Hoje
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Hoje
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Hoje
Temporal

CEEE Equatorial divulga novo boletim e informa que 67 mil clientes estão sem luz no RS

Camaquã é uma das cidades mais afetadads

Hoje
Emprego

Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março, diz governo

Salário médio de admissão foi de R$ 2.081,50

Hoje