Geral

Camaquã e Dom Feliciano terão 2 escolas beneficiadas com o Programa Água Para Todos

Publicado: 21/07/2017 às 14:09 | Atualizada: 14/10/2020 às 11:30 | Alessandra Pinheiro / Foto Diculgação
Juares da Luz

São Lourenço do Sul terá uma escola beneficiada

Cerca de 160 escolas rurais agora terão acesso a água potável em 71 municípios do estado. Com um investimento de R$ 3 milhões, a iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos - Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Serão construídas cisternas com placas de cimento e capacidade para armazenar 52 mil litros. Elas poderão garantir o acesso à água por oito meses, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas, entre estudantes e funcionários.

Para o governador, a iniciativa significa importantes mudanças de vida para muitas pessoas. “O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, disse.

O ministro Osmar Terra destacou o compromisso assumido pelo governo federal. “Esta ação mostra a importância e a prioridade do governo em oferecer água potável para os alunos. Queremos resolver este problema e levar  qualidade de vida para toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul", afirmou. 

“Com esta iniciativa, levamos qualidade para dentro das escolas rurais. Não vamos apenas beneficiar os municípios, mas também a vida de diversos estudantes”, destacou a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann. 

Participaram da cerimônia o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; o secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; além de prefeitos e representantes de diversos municípios do estado.

CLIQUE AQUI para acessar a listas das escolas beneficiadas.

Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar 

Também foi assinada a liberação de R$ 10 milhões, pelo Ministério do Desenvolvimento Social, para órgãos estaduais, especialmente às unidades prisionais e aos programa sociais do Estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). A iniciativa faz parte do convênio nº 004/2014-Sesan, celebrado entre a União, via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

A assinatura ainda contempla o fornecimento de alimentos para as 17 unidades prisionais dos municípios de Charqueadas, Osório, Montenegro e Porto Alegre, também pelo PAA. A estimativa é que as entregas dos mantimentos comecem em setembro.

Temporais no RS

Força Nacional é enviada ao RS para ajudar no resgate de vítimas

A medida foi autorizada pelo ministro Ricardo Lewandowski

Ontem
Cheia da lagoa

Tapes divulga comunicado com plano de ação após elevação do nível da Lagoa dos Patos

Moradores das áreas de risco devem se locomover para o centro do município

Ontem
Ajuda da Havan ao RS

Helicópteros da Havan conseguem chegar ao RS para ajudar população

Uma das megalojas da varejista foi completamente destruída em Lajeado

Ontem
Falta d'água

Reparo na rede interrompe o fornecimento de água em dois bairros de Arambaré

Equipes da Corsan realizam manutenção sob a ponte do Caramuru

Ontem
Bloqueio no trânsito

PRF bloqueia tráfego de veículos na BR-290 em Eldorado do Sul

Pontes do Guaíba também estão bloqueadas

Ontem
Doações em Camaquã

Pontos de coleta para doação terão plantões neste fim de semana em Camaquã

Várias pessoas estão sofrendo com as enchentes e precisando de doações

Ontem