Esportes

Grêmio precisa vencer São Paulo para não se afastar do Corinthians

Publicado: 24/07/2017 às 11:58 | Atualizada: 02/11/2020 às 20:07 | Correio do Povo / Foto Lucas Uebel / Grêmio
Juares da Luz

Tricolor necessita da vitória na capital paulista para manter distância de seis pontos do primeiro colocado

A vitória do Corinthians sobre o Fluminense por 1 a 0 no Rio de Janeiro, nesse domingo, deixou o Grêmio na obrigação de derrotar o São Paulo, nesta segunda-feira (24), às 20h, no Morumbi, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians havia empatado os dois últimos jogos, mas voltou a vencer e a diferença para o Tricolor subiu para nove pontos. Portanto, o Grêmio necessita somar uma vitória na capital paulista se quiser manter a distância de seis pontos ao final de mais uma rodada. 

O time de Renato Portaluppi superou o momento de instabilidade no Brasileirão. Depois de três derrotas consecutivas, enfileirou três vitórias e colocou pressão no líder Corinthians. As boas atuações também retornaram, principalmente fora de casa, onde o Grêmio tem encontrado mais facilidade para impor seu estilo de jogo. 

O treinador não deu indícios da equipe titular que pretende colocar em campo esta noite, mas vai escalar o que há de melhor no momento. Alguns jogadores importantes, como Ramiro, Geromel e Pedro Rocha não treinaram normalmente com o restante do grupo ontem. A comissão técnica tem aproveitado os trabalhos mais recentes para recuperar os atletas do desgaste físico. Quem está fora da partida no Morumbi é o centroavante Lucas Barrios, que levou o terceiro cartão amarelo no confronto diante do Vitória em Salvador. 

Renato Portaluppi tem duas opções para a vaga de Barrios. Uma delas é a permanência de Fernandinho, que foi um dos melhores em campo nos 3 a 1 sobre o Vitória ao jogar no lugar de Luan, preservado. Além de marcar um belo gol de falta, O atacante cumpriu bem a função de também auxiliar na marcação e hoje é considerado uma espécie de 12º jogador. A opção, no entanto, alteraria o posicionamento tradicional de Luan, que retorna ao time, e neste caso, teria que jogar mais adiantado, como último homem do ataque. 

A outra alternativa é a entrada de Everton, artilheiro do Grêmio no Campeonato Brasileiro ao lado de Luan com cinco gols. Se fizer essa opção, Renato não altera tanto a formatação tática e mantém Luan atuando na posição que ele rende melhor.  O treinador terá o retorno do volante Michel, recuperado de uma virose. Com isso, Maicon volta para o banco de reservas. 

São Paulo pode sair do Z4 

O São Paulo vive uma fase completamente distinta da do Grêmio na temporada. Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o tricolor paulista não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória esta noite no Morumbi. Se conquistar os três pontos, deixa o Z4. O técnico Dorival Junior tem apenas uma dúvida na equipe. Com dores no ombro direito, o atacante Wellington Nem está fora da partida. Lucas Fernandes e Marcinho são os postulantes à vaga. 

Os novos reforços do São Paulo não poderão estrear. O volante Hernanes e o atacante Marcos Guilherme ainda precisam realizar os exames médicos e serem apresentados oficialmente, além de depender de regularização junto à CBF para poderem jogar. A estreia de ambos não tem data definida. A diretoria do São Paulo espera um Morumbi lotado para o jogo contra o Grêmio. Mais de 15 mil ingressos foram vendidos de forma antecipada. O time paulista vem de vitória sobre o Vasco na rodada passada. 

Campeonato Brasileiro - 16ª rodada 

São Paulo

Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Jucilei, Petros, Lucas Fernandes (Marcinho), Jonatan Gomez e Cueva; Lucas Pratto. Técnico: Dorival Júnior. 

Grêmio

Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Pedro Rocha e Fernandinho (Everton); Luan. Técnico: Renato Portaluppi. 

Árbitro: Ricardo Ribeiro (MG).

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG). 

Local: Morumbi, em São Paulo. 

Início: 20h.

Brasileirão

Grêmio visita o Bahia buscando a 3ª vitória seguida no Brasileirão

Confira horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

Hoje
Sul-Americana

Borré desencanta, e Inter vence a primeira na Sul-Americana

Colorado ganhou do Delfín, no Equador

Ontem
Jecri

Prefeitura de Cristal realiza jogos escolares no município

Competição aconteceu nessa quarta-feira (24)

2 dias atrás
Copa Sul-Americana 2024

Inter enfrenta Delfín em busca da primeira vitória na Copa Sul-Americana 2024

Confronto acontece no Estádio Jocay, em Manta, no Equador

2 dias atrás
Libertadores

Em jogo épico, Grêmio vence o Estudiantes e segue vivo na Libertadores

Jogo aconteceu na noite desta terça-feira (23)

4 dias atrás
30ª edição da Copa Santa Auta

Veja os resultados da 1ª rodada da 31ª edição da Copa Santa Auta

Competição é disputada no campo do Santos, aos domingos

4 dias atrás