Geral

MP de Tapes entra com ação contra policiais envolvidos em roubo de carga

Publicado: 22/08/2017 às 22:21 | Atualizada: 09/11/2020 às 03:09 | Ananda Müller/Rádio Guaíba
Juares da Luz

MP pede que servidores percam cargos públicos e tenham direitos públicos suspensos por dez anos

O Ministério Público (MP) de Tapes ajuizou uma ação civil pública de responsabilidade contra cinco policiais civis, três representantes comerciais e um freteiro por envolvimento no roubo de uma carga cigarros contrabandeados, ainda em maio de 2014. Conforme a ação, os policiais terão de responder por atos de improbidade administrativa. Conforme as investigações, usando informações obtidas durante o exercício da profissão, eles passaram a monitorar cargas contrabandeadas e a simular operações policiais para usar o produto em benefício próprio.

No caso que rendeu processo, a carga havia sido deixada no interior de Tapes, em um sítio na localidade de Araçá. Usando viaturas oficiais, os servidores públicos se deslocaram até lá e simularam estar apreendendo uma carga de contrabando. O produto foi levado em um caminhão-baú, conduzido por um freteiro, e entregue a três representantes comerciais, todos eles incluídos na representação do MP como participantes da ação criminosa.

Todos devem responder por improbidade administrativa. Aos policiais, o Ministério Público pede, ainda, a perda da função pública e dos valores acrescidos ilicitamente, o ressarcimento integral do dano, a suspensão dos direitos políticos por dez anos e o pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial, além da proibição de contratar com o poder público.

De acordo com o apurado pelo MP, os policiais se beneficiaram de informações obtidas junto à 1ª Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil, e cometeram crimes como peculato, prevaricação, receptação e organização criminosa e, consequentemente atos de improbidade administrativa.

Segundo nota do MP, no crime em questão, por flagrarem a ação criminosa e não agirem com o rigor da lei, eles “devem responder ainda por enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário público e ações contra os princípios da administração pública – legalidade, moralidade, impessoalidade e honestidade”.

Previsão do tempo

Veja como será o tempo em Camaquã nesta terça-feira (7)

As temperaturas continuarão altas em todo o estado

Ontem
Ajuda para o RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções

Ontem
Alerta em Tapes

Prefeitura de Tapes emite alerta de evacuação para áreas de risco

Moradores da Vila dos Pescadores e Balneário Pinvest devem deixar as suas residências e procurarem um local seguro

Ontem
Espaço do Internauta

Internauta reclama de vazamento de água em bomba no Jardim das Flores, em Camaquã

Situação representa perigo para crianças que brincam nas proximidades, afirma morador

Ontem
Jonbet

Jonbet com Jogos Online

Ontem
Urgente

Lagoa dos Patos começa a avançar e inunda partes das cidades de Arambaré e São Lourenço do Sul

Recomendação do prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, é de que moradores dos bairros Caramuru e Cibislândia deixem as suas residências

Ontem