Esportes

Damião e D’Ale brilham, Inter vence Paysandu e assume liderança da Série B

Publicado: 25/08/2017 às 23:56 | Atualizada: 16/11/2020 às 03:18 | Correio do Povo / Foto Fabiano do Amaral
Juares da Luz

Colorado levou susto no final, mas confirmou vitória por 3 a 2 no Beira-Rio

Vinte e uma rodadas depois, o Inter assumiu a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. O Colorado, que havia estado na ponta apenas após a primeira rodada, venceu o Paysandu por 3 a 2 na noite desta sexta-feira (25) no Beira-Rio e ultrapassou o América-MG na tabela. O time gaúcho agora tem 42 pontos contra 41 dos mineiros. 

D’Alessandro e Leandro Damião foram os grandes nomes da noite colorada no Beira-Rio. O centroavante anotou os dois primeiros gols em passes do argentino, que ainda bateu o escanteio para Klaus marcar o terceiro. Bergson e Wellington Júnior anotaram para o Paysandu. 

Por conta da parada da Série B para a rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, o Inter só retornará a campo pela competição no dia 9 de setembro, quando vai ao Alfredo Jaconi enfrentar o Juventude. Antes, porém, Guto Ferreira mandará a campo seus titulares para encarar o Atlético-MG, no Beira-Rio, pela Primeira Liga na próxima quarta-feira. 

Inter começa em ritmo acelerado e sai na frente

O técnico Guto Ferreira manifestou na véspera da partida um receio de que a ansiedade por assumir a liderança pudesse atrapalhar o Inter diante do Paysandu. Mas não foi isso que se viu no Beira-Rio desde os primeiros minutos. 

O Inter iniciou a partida tomando o controle e em busca do gol. O melhor caminho no começo do jogo era o lado esquerdo da defesa do Paysandu. Por ali, Pottker construiu duas boas jogadas nos primeiros minutos. Logo aos 50 segundos, ele driblou três marcadores e cruzou, mas Diego Ivo tirou. Na sequência, aos 2, o cruzamento encontrou Leandro Damião, que se atrapalhou e errou em bola já na risca da pequena área. 

Se não veio nas jogadas de Pottker, o gol do Inter apareceu em um lançamento de D’Alessandro. E foi um belo gol. O argentino recebeu pouco antes da linha do meio-campo e lançou Leandro Damião dentro da área, que no domínio matou o goleiro Marcão Milanezi e com um toque por cima mandou para o fundo do gol para abrir o placar aos 10 minutos. 

Inter segue melhor, mas sofre o empate

O Inter não diminuiu o ritmo após o gol e seguiu em cima. Logo aos 13, Sasha deu o passe para Damião, que chutou e Marcão Milanezi fez a defesa. A bola ainda sobrou para Sasha, que tentou o gol, mas acabou travado na marca do pênalti. 

A nova chance para o gol veio aos 20 minutos. William Pottker voltou a aparecer bem pelo lado direito e dessa vez arriscou direto. De esquerda, ele mandou por cobertura e acertou o travessão. Aos 23, Pottker novamente recebeu na área em lançamento de Dourado, mas errou o domínio e foi desarmado. 

O velho ditado de “quem não faz, leva” foi confirmado novamente no Beira-Rio. Aos 34 minutos, após falta de Victor Cuesta ao lado da área, a defesa do Inter marcou mal e permitiu o cabeceio de Diego Ivo. Danilo Fernandes até defendeu, mas deu o rebote e Bergson mandou para o gol, 1 a 1. 

Damião marca mais um

O Inter chegou a mostrar um certo nervosismo após o gol. O time passou a errar mais passes e quase não conseguia chegar à área do Paysandu. Mas quando parecia que o jogo iria para o intervalo com o empate novamente apareceu a dupla D’Alessandro e Leandro Damião. O argentino apanhou o rebote dentro da área após cruzamento de Pottker e tocou para o centroavante, que só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes, 2 a 1 aos 44 minutos. 

Inter mantém o domínio

Satisfeito com a atuação da equipe, o técnico Guto Ferreira manteve o mesmo time para o segundo tempo. No Paysandu, o autor do gol Bergson sentiu lesão e saiu. Magno entrou no seu lugar. 

A alteração no Paysandu quase nem foi sentida. O Inter iniciou o segundo tempo como havia feito no primeiro, com total domínio da posse de bola e criando chances de gols. 

Logo aos 3 minutos, a dobradinha D’Alessandro e Leandro Damião voltou a aparecer. O argentino bateu a falta para a área e o centroavante deu o carrinho, mas dessa vez parou em defesa de Marcão. A bola ainda sobrou para Pottker, que chutou para fora. 

Aos 8, um lance de reclamação de pênalti por parte do Inter. Edenilson conseguiu o desarme na saída de bola do Paysandu, avançou e acabou travado por Diego Ivo na hora do chute já dentro da área. O volante reclamou, mas o árbitro Grazianni Maciel Rocha mandou seguir. Edenilson voltou a aparecer no ataque aos 12, quando fez uma bela tabela pelo alto com Leandro Damião, mas falhou na hora da finalização. Aos 18, Sasha chutou e Marcão caiu no canto para fazer a defesa. 

Klaus faz o gol da tranquilidade.

Se no primeiro tempo o centroavante Leandro Damião marcou os gols colorados, no segundo foi o zagueiro artilheiro quem apareceu. Aos 23, D’Alessandro bateu escanteio do lado direito e Klaus – que havia marcado duas vezes no último jogo do Inter no Beira-Rio, contra o Londrina – apareceu novamente bem pelo alto e cabeceou para aumentar a vantagem colorada, 3 a 1. 

Com a vitória praticamente garantida, o técnico Guto Ferreira começou a descansar alguns titulares. Aos 28, ele fez as primeiras trocas. Camilo e Charles entraram nos lugares Sasha e Rodrigo Dourado. Mais tarde aos 34, o artilheiro da noite Leandro Damião saiu para a entrada de Nico López. 

Paysandu desconta, mas Inter confirma vitória

O Inter quase chegou ao quarto gol justamente em uma jogada de Camilo e Nico López. Após tabelar com o meia, o uruguaio avançou em velocidade e só parou dentro da área após ser travado por Lucas Taylor já dentro da área. Em um lance parecido com o de Edenilson, a impressão foi de pênalti, mas novamente o árbitro mandou seguir. 

E no lance seguinte o Paysandu diminuiu. Aos 39, após cruzamento da direita, Wellington Júnior ganhou de Cláudio Winck pelo alto e cabeceou sem chances para Danilo Fernandes, 3 a 2. O gol do time paraense gerou um clima de apreensão no Beira-Rio, mas o Inter conseguiu confirmar a vitória a liderança da Série B. 

Brasileirão Série B 2017 - 22ª rodada 

Inter - 3

Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Victor Cuesta, Klaus e Uendel; Rodrigo Dourado (Charles); William Pottker, Edenílson, D'Alessandro e Eduardo Sasha Camilo); Leandro Damião (Nico López). Técnico: Guto Ferreira. 

Paysandu - 2

Marcão Milanezi; Ayrton (Lucas Taylor), Fernando Lombardi, Diego Ivo e Perí; Renato Augusto, Rodrigo Andrade (Wellington Jr.), Nando Carandina e Rodrigo; Bergson (Magno) e Marcão. Técnico: Marquinhos Santos. 

Gols: Leandro Damião (10min/1T-44min/1T), Klaus (23min/2T); Bergson (34min/1T), Wellington Júnior (39min/2T)

Cartões amarelos: Cuesta, Dourado, D’Alessandro, Winck, Edenilson (INT); Perí, Rodrigo, Nando, Magno (PAY)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Partidas das equipes gaúchas adiadas

CBF adia partidas de todas as equipes gaúchas por 20 dias em competições nacionais

Decisão foi anunciada pela confederação na tarde desta terça-feira (7)

Ontem
Adiamento

CBF adia jogos dos times do RS até a próxima segunda (6)

Situação acontece devido aos eventos meteorológicos no Estado

6 dias atrás

Copa do Brasil: Grêmio não joga bem e empata com Operário; Inter x Juventude é transferido

Tricolor gaúcho com pouca inspiração ficou no 0 a 0 com o Fantasma paranaense. Jogo do Colorado foi transferido devido às enchentes no RS

1 semana atrás
Copa do Brasil 2024

Grêmio estreia na Copa do Brasil 2024 diante do Operário (PR)

Confronto acontece na noite desta terça (30), no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, no Paraná

1 semana atrás
Brasileirão

Inter empata em 1 a 1 com o Atlético-GO pelo Brasileirão

Jogo aconteceu na noite deste domingo (28)

1 semana atrás
Brasileirão

Inter joga contra o Atlético-GO no Beira-Rio, pelo Brasileirão

Veja horário do jogo, prováveis escalações e onde assistir

1 semana atrás