Saúde

Câncer de Pâncreas: uma doença grave e preocupante

Publicado: 04/09/2017 às 09:39 | Atualizada: 13/11/2020 às 05:40 | Cristine Foernges / Foto Tiago da Rosa
Juares da Luz

Extremamente agressivo e com alta taxa de mortalidade, o câncer de pâncreas é silencioso e demora para se manifestar. No entanto, o diagnóstico precoce está diretamente ligado ao sucesso do tratamento.

Segundo o Dr. Marcelo Martins Souto, cirurgião geral e cirurgião do Aparelho Digestivo, a descoberta da doença não é difícil, o problema é que assim como outros tumores, quando aparecem os primeiros sintomas, já está avançado e podem indicar que as células malignas já estão na corrente sanguínea e nos órgãos vizinhos.

Os sintomas mais comuns são: dores abdominais que se irradiam para as costas, icterícia (estado clínico caracterizado pela coloração amarela da pele e mucosas), problemas digestivos, falta de apetite, perda de peso, cansaço, anemia e diabetes.

Pouco comum antes do 30 anos, os casos da doença aumentam com o avanço da idade, tornando-se mais comum a partir dos 60 anos. A enfermidade atinge homens e mulheres praticamente de forma igualitária. 

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, a patologia é responsável por 2% dos tipos de câncer e 4% dos totais de mortes no país. 

Difícil definir sua causa, mas o cigarro está no topo dos fatores de risco. Fumantes têm três vezes mais chances de desenvolver o câncer de pâncreas do que não consomem o tabaco. 

Na sequência, outras patologias também interferem no aparecimento: pancreatite crônica, aplicações anteriores de radioterapia, diabetes mellitus tipo 2, exposição prolongada a pesticidas e produtos químicos, certas síndromes genéticas e cirurgias para tratamento de úlceras ou retirada da vesícula biliar. 

“A cirurgia atualmente é o único tratamento que prolonga a sobrevida e, em alguns casos, alcança a cura”, afirma relembrando que é importante salientar que em caso de qualquer anormalidade no corpo é importante buscar orientação médica o quanto antes.

Dengue

RS recebe primeiro lote de 31,5 mil doses da vacina contra a dengue

Doses serão distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre

Ontem

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Outros 2.345 óbitos estão sendo investigados

Ontem

RS mantém liderança na campanha de vacinação da gripe, com 34% dos grupos prioritários vacinados

Campanha de vacinação começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio

2 dias atrás
Dengue

Combate à dengue é tema de campanha em escolas municipais de Tapes

Palestras indicam como se precaver contra o mosquito transmissor

2 dias atrás
Vacina

Governo brasileiro aumenta público-alvo da vacinação contra HPV

Pacientes com papilomatose respiratória deverão receber a vacina

2 dias atrás
Cuidado

Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças

Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

4 dias atrás