Cultura

Camaquenses se apresentam no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre

Publicado: 18/09/2017 às 09:59 | Atualizada: 16/11/2020 às 21:08 | Redação / Foto Ana Bede
Juares da Luz

Artistas camaquenses se apresentam no Parque Harmonia em Porto Alegre, no encerramento da Semana Farroupilha. O projeto “Camaquã canta Barbosa Lessa 15 anos de saudade” do produtor cultural Catullo Fernandes foi selecionado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, e sobe ao palco central no dia 20 de setembro (quarta-feira) às 17h30. Um dia antes, na noite de 19, às 19 horas o cantor mirim Murielzinho também se apresenta no evento acompanhado pelo pai Lucindinho (gaita) e Marquinhos Araújo (violão). Murielzinho vem se destacando com uma das revelações da música gaúcha na Costa Doce, e tem recebido inúmeros convites para shows.

O espetáculo “Camaquã canta Barbosa Lessa” organizado para registrar a passagem dos 15 anos da morte do camaquense adotivo e idealizador do Tradicionalismo, Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini 13/12/1929 - Camaquã 11/03/2002), foi apresentado em abril no Teatro do Sesc, através da Criarte Marketing & Eventos. “Camaquã Terra Farroupilha é chão de talentos. Que bom que muitos deles estão recebendo espaço em nível estadual. Como produtor este é o nosso papel: produzir bons espetáculos e lançar novos artistas”, ressalta o produtor Catullo Fernandes.

O show mais enxuto devido ao espaço disponível traz 16 composições do escritor, compositor e folclorista. Ele será apresentado pela cantora Luana Fernandes, no papel de Inezita Barroso, quando jovem, ao gravar em São Paulo um dos primeiros discos de música gaúcha – o LP Danças Gaúchas (1955), composições resgatadas e/ou compostas por Barbosa Lessa e Paixão Cortês.

O time de intérpretes conta com as participações de Lucas Bridi, Eduardo Sampaio, Manoella da Maia Souza, e do cantor mirim Murielzinho acompanhados de uma banda, que irá reviver o extinto Conjunto Os Minuanos, criado por Lessa, quando aluno do Ginásio Gonzaga, em Pelotas. O grupo é formado pelo acordeonista Vinícius Machado Mombach, e o trio Cuerdas y Bombo: os irmãos Paulo André (percussão), Rafael (violão) e Rodrigo Cesar da Silva (baixo). O casal de dançarinos Jeankel Lima e Gleiciane Schmitz participam no número dedicado as músicas das danças tradicionais.

O espetáculo se completa com um vídeo no telão mostrando a trajetória de Barbosa Lessa, o cenário trazendo o artesanato gaúcho da viúva Nilza Lessa, e com o artista plástico Caiaque pintando ao vivo uma tela com imagem do escritor, e que no final será entregue à direção do MTG. 

Na foto, o show sendo apresentado com muito sucesso no Teatro do Sesc.

“Espetáculo Inclusão”

“Espetáculo Inclusão” foi realizado na última terça no Cine Teatro Coliseu, em Camaquã

Evento contou com os alunos do projeto “Música Para Todos”

4 dias atrás
Homenagem

Ponto de cultura em memória de Barbosa Lessa é inaugurado em Camaquã

Evento aconteceu no dia que o município completou 160 anos

1 semana atrás
BJ em Poa

Blog do Juares visita Museu da Comunicação em Porto Alegre

Local fica aberto de segunda a sábado e a entrada é gratuita

2 semanas atrás
Peça

Grupo de teatro camaquense realiza apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”

Evento aconteceu na última sexta-feira (19) no Cine Teatro Coliseu

2 semanas atrás
Lei

Prefeitura de Tapes divulga edital da Lei Paulo Gustavo

Ação busca desenvolver a cultura no município

3 semanas atrás

Candidatas já podem se inscrever a Seniorin da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Seis vagas estão disponíveis para a missão de representar a terceira idade da festa

3 semanas atrás