Geral

Prefeitura de Amaral Ferrador emite nota de esclarecimento sobre repasse de verbas ao Hospital São José

Publicado: 20/11/2017 às 15:05 | Atualizada: 06/11/2020 às 10:17 | Redação Blog do Juares
Juares da Luz

Após publicação no portal de notícias Blog do Juares, na manhã desta segunda-feira (20), sobre a greve do Hospital São José de Amaral Ferrador, que segundo a presidente da entidade, foi provocada por falta de repasses de verba municipal, a Assessoria de Comunicação do Gabinete do prefeito de Amaral Ferrador entrou em contato com a redação do Blog do Juares e emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto.

Confira a nota na íntegra:

“A administração municipal de Amaral Ferrador vem externar para nossa população, que devido às palavras da presidente da Sociedade Hospitalar São José, através dos meios de comunicação, que sua versão está totalmente equivocada e não condiz com a realidade.

Não são onze meses de atraso no repasse, existem seis da gestão passada que estão em discussão na via judicial sem reconhecimento de direito pela justiça. Os outros alegados, além de não serem meses ininterruptos, gozam de problemas na prestação de contas apresentada ao CMS (Conselho Municipal de Saúde). O CMS, notificou à Sociedade Hospitalar São José, que na ocasião se limitou a dizer que são informações privadas, sendo ilegais tais pedidos.

A atual administração fez o repasse de 8 meses (financeiro) e 2 (orçamentários), considerando que 2 são da gestão passada. Tendo em conta as irregularidades nas prestações de contas, o Conselho Municipal de saúde, vetou o repasse a partir das irregularidades. Esses 8 meses foram aprovados pelo Conselho, porém com "Ressalvas" devido as irregularidades.

Ressaltando, que desde o ano de 2009, a Sociedade Hospitalar São José deixou de ser Hospital e passou a ser um pronto atendimento, em novembro de 2016 perdeu o Alvará Sanitário, obrigatório para seu funcionamento. Sem falar em diversas dívidas trabalhistas que estão em juízo.

Deixemos bem claro, que o CMS (Conselho Municipal de Saúde) nada tem a ver com a administração municipal, pois é composto por pessoas de todos partidos e não tem ligação nenhuma com o Poder Executivo. A administração repassa os R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), mais o pagamento dos médicos plantonistas. Porém só não repassa se o CMS não aprovar as prestações de contas por haver irregularidades e falta informação.

Assim que regularizadas as pendências a verba será repassada normalmente pela administração, pois corre o prefeito o risco de responder por improbidade administrativa, sob pena da lei. Entendemos a necessidade do repasse, respeitamos e admiramos os funcionários que lá trabalham duramente para manter a Sociedade Hospitalar São José de portas abertas.

A administração não tem nada contra os funcionários, apenas age dentro da lei, pois ninguém está acima dela. Lamentamos e repudiamos quem usa dessa situação como forma de atingir o prefeito e a administração de forma politiqueira, (colocar lenha na fogueira). Sabemos que é uma situação delicada, são muitas famílias que dependem desse repasse, mas não estamos de braços cruzados diante desse desafio. O prefeito Nataniel está empenhado em resolver logo, e normalizar o repasse à SHSJ. Pois a Secretaria de Saúde não mede esforços para que a nossa população tenha o melhor atendimento possível, as ambulâncias estão sempre à disposição, não faltam médicos, temos Enfermeira padrão nos dois postos de saúde (Coxilha e Sede), bem como médico e dentista em ambos.

O intuito dessa nota, foi esclarecer os fatos e a real situação, temos todos documentos que sustentam o que aqui mencionamos. Em breve teremos mais novidades e como sempre nossa população será informada de tudo”.

Gabinete do Prefeito - Assessoria de Comunicação

Urgente

Trânsito está totalmente bloqueado na Correa Neto em Dom Feliciano

Comunicado foi feito pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura, na tarde desta quarta (1º)

Hoje
Consequência dos temporais

Região Central do RS é a mais afetada pelo desabastecimento, diz Corsan

Dos 257 mil imóveis com o abastecimento de água comprometido, 164,5 mil são de Santa Maria e arredores

Hoje
Comunidade

Moradores de Camaquã reclamam que água da Corsan está com cheiro e gosto de óleo

Essa situação acontece nesta quarta-feira (1º), feriado de Dia do Trabalhador

Hoje
Datas comemorativas

1º de maio: entenda tudo sobre o Dia do Trabalhador

Data é celebrada anualmente em vários países

Hoje
Oportunidades de trabalho

Formatta RH está com 11 vagas de estágio para Camaquã

Inscreva-se, envie o currículo ou compareça na Formatta RH; acesse a matéria e saiba mais

Hoje
Consequência dos temporais

Corsan emite boletim sobre situação de desabastecimento no RS

Boletim foi atualizado na manhã desta quarta-feira (1º)

Hoje