Geral

Obesidade cresce entre usuários de planos de saúde, diz pesquisa

Publicado: 15/01/2018 às 12:22 | Atualizada: 17/10/2020 às 10:30 | Agência Brasil / Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Juares da Luz

Apesar de terem se tornado mais frequentes o consumo de frutas e hortaliças e a prática de atividade física, pesquisa mostra aumento da obesidade e sobrepeso entre 208 e 2016

Uma pesquisa com 53 mil usuários de planos de saúde de todo o Brasil aponta aumento da obesidade e do sobrepeso entre 2008 e 2016, apesar de terem se tornado mais frequentes o consumo de frutas e hortaliças e a prática de atividade física.

Os dados foram divulgados hoje (15) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e fazem parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Foram entrevistados por telefone cerca de 20 mil homens e 33 mil mulheres que moram nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.

Em 2008, 46,5% dos entrevistados apresentavam Índice de Massa Corpórea (IMC) superior a 25 pontos. Essa parcela da população aumentou para 53,7% quando a pesquisa foi repetida no ano passado.

O Índice de Massa Corpórea é um dos parâmetros utilizados pela Organização Mundial da Saúde para identificar se uma pessoa está em um peso correspondente a sua altura. O valor é calculado dividindo o peso da pessoa pela sua altura ao quadrado [multiplicada por ela mesma]. Quando atinge ao menos 30 pontos de IMC, uma pessoa é considerada obesa, o que é o caso de 17,7% dos usuários de planos de saúde.

Em 2008, essa parcela era de 12,5%, e, se comparado o número de obesos daquele ano ao de 2016, é possível constatar que houve um crescimento de 41,6%.

Mais frutas e hortaliças

Apesar dessa alta, a pesquisa constatou a melhora de alguns indicadores. O número de adultos que consomem refrigerantes ao menos cinco vezes por semana caiu de 26,2% para 14,7%.

O percentual de pessoas que trocam refeições por lanches começou a ser medido em 2013 e também caiu, de 19% para 15,6%. Por sua vez, o hábito de comer hortaliças e frutas com regularidade cresceu de 27% em 2008 para 30,5% em 2016.

A população que pratica ao menos 150 minutos de atividade física moderada ou intensa semanalmente cresceu de 37,4% em 2010 para 42,3% em 2016. A inatividade física, por outro lado, caiu cinco pontos percentuais, de 19,2% para 14,2%.

Foi classificado como inativo o entrevistado que respondeu não ter praticado nenhuma atividade física nos três meses anteriores à pesquisa. Também são consideradas nessa resposta a realização de atividade física no trabalho, limpeza pesada em casa e caminhadas de pelo menos 10 minutos para ir ou voltar de uma atividade díaria, como o trabalho ou a escola.

Obesidade por capital

A pesquisa identificou números regionais sobre os fatores de risco pesquisados e chegou à conclusão que cinco capitais já registram mais de 20% de usuários de plano de saúde obesos.

Manaus tem o índice mais elevado, com 22,3%, seguida por Macapá, com 20,8%, e Rio de Janeiro, com 20,5%. João Pessoa tem 20,2% e Aracaju, 20%. Palmas e Distrito Federal têm o menor percentual, de 13,4%.

Tabagismo

Outro dado levantado na pesquisa foi o consumo de cigarro, que apresentou queda em relação a 2008, mas parou de cair se observada a variação de 2015 para 2016.

Em 2008, 12,4% dos entrevistados eram fumantes, patamar que caiu ano após ano até atingir 7,2% em 2015. No passado, 7,3%  dos usuários de plano de saúde declararam ser fumantes.

O número de fumantes passivos em domicílio ou em local de trabalho também caiu. A pesquisa  verificou que  6,3% das pessoas estão expostas ao tabaco em casa e 5,2%, no trabalho.

Tragédia no RS

Aumenta para 37 o número de mortos causados pelos temporais no RS

Ainda há 74 pessoas desaparecidas

Hoje
Alagamentos

Polícia Civil realiza resgate de helicóptero das vítimas dos alagamentos no RS

26 pessoas já receberam ajuda no Estado

Hoje
Ajuda

Portaria agiliza ação das Forças Armadas no apoio ao Rio Grande do Sul

Documento publicado nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União traz orientações para o Exército, Marinha e Aeronáutica

Hoje
Trânsito

Confira quais são as rodovias estaduais que estão bloqueadas no Rio Grande do Sul

Dados foram atualizados às 9 horas desta sexta-feira (3)

Hoje
Bloqueio na entrada e saída de POA

Entradas e saídas de Porto Alegre devem ser bloqueadas nesta sexta

Aumento dos níveis dos rios na Região Metropolitana gera preocupações quanto à segurança dos deslocamentos

Hoje
Preferências curiosas

Quais profissões dos homens ricos que mais atraem?

"A verdade é que no estilo de vida Sugar, as preferências pessoais não são um impedimento, já que essas mulheres incríveis estão abertas a explorar novas experiências", disse especialista em relacionamentos

Hoje