Geral

Cresce no Litoral busca por imunização contra febre amarela

Publicado: 20/01/2018 às 09:30 | Atualizada: 17/10/2020 às 07:29 | Correio do Povo / Foto: Guilherme Almeida
Juares da Luz

Em Imbé, vacina é aplicada em dois locais

Tem sido grande o número de pessoas que estão procurando a vacina para imunização contra a febre amarela no Litoral Norte, principalmente em Mariluz e Imbé. “Somente nesta sexta-feira atendemos 70 pessoas na parte da manhã”, informou Pedro Luís da Silva, técnico em Enfermagem da Secretaria de Saúde em Imbé. A febre amarela é uma doença causada por vírus transmitido por mosquitos infectados e pode matar. Há um surto na Região Sudeste do país, sendo que pessoas já morreram em São Paulo e Minas Gerais.

Em Imbé, a imunização pode ser feita em dois locais. Nas sextas-feiras, há imunização na Unidade Básica de Saúde de Mariluz (avenida Paraguassú, esquina rua Canoas, balneário Mariluz), das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Já nas segundas e quartas-feiras, as vacinas são disponibilizadas no Posto de Saúde 24 Horas (rua Araranguá, 512, Centro), das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

A vacina, que sempre esteve disponível na rede de saúde de Imbé para pessoas que viajam para áreas endêmicas do Brasil e exterior, passou neste ano a fazer parte do calendário de rotina para todo o Estado. Silva informa que a vacina é recomendada para crianças a partir de 9 meses de idade e adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias. “Já menores de 15 anos, no entanto, só terão direito à vacinação mediante apresentação da Carteira de Vacinação”. Ele acrescenta que pessoas com mais de 60 anos, que nunca foram vacinadas ou que não possuam comprovante de vacinação, necessitarão de avaliação e recomendação médica.

A vacina é contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses. O casal de aposentados Edison Meireles, 73 anos, e Marisa Santos, 67 anos, estava ontem na fila do posto para a vacinação. “Nós vamos viajar para São Paulo. E decidimos nos precaver”, afirmou Edison. Já o martelinho de ouro José Martini, 67 anos, mesmo sem viagem nos planos, buscou a vacina por prevenção.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para domingo, 5 de maio de 2024

Saiba o que seu signo reserva para você neste dia

Hoje
Reconstrução das rodovias no RS

Dnit inicia obras para devolver trafegabilidade nas BR-392 e BR 158 no RS

Trabalhos na BR-392 acontecem desde a noite de sexta (3); enquanto na BR-158 os serviços devem começar neste domingo (5)

Hoje
Ajuda às vítimas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Patram de Rio Pardo entregam mantimentos às famílias ilhadas

Pelo menos sete mil pessoas foram atingidas pelas águas no município

Hoje
Consequências dos temporais no RS

Defesa Civil confirma 62 mortes no RS; sete ainda estão em investigação

Ao menos 55 óbitos foram causados pelas enchentes no estado

Hoje
Tarô semanal

Veja a previsão de tarô para 5 a 11 de maio de 2024

Saiba o que as cartas reservam para virgem, peixes e outros signos do zodíaco para esta semana

Hoje
Resgates no RS

Forças Armadas já realizaram mais de 9,7 mil resgates no RS

Números envolvem operações aéreas, terrestres e fluviais, com 29 helicópteros, quatro aeronaves, 866 viaturas e 182 embarcações

Hoje