Geral

Acontece em Tapes a 1ª Semana de Atividades sobre o Uso Sustentável do Butiá

Publicado: 07/02/2018 às 12:26 | Atualizada: 16/11/2020 às 12:11 | Redação / Foto: Divulgação/Web
Juares da Luz

Nos dias 19 a 23 de fevereiro, os artesãos pertencentes à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Tapes (APAFTAPES) estarão organizando uma semana de atividades voltadas à conservação pelo uso sustentável do butiá.

O evento foi idealizado no final do ano de 2016, a partir de uma oficina de culinária e artesanato ministrada pela Embrapa Clima Temperado, juntamente com a demonstração de uma despolpadeira realizada pela Fepagro, que auxiliou os produtores a utilizar a máquina em benefício do butiá, além dos cursos de artesanatos com a folha do butiazeiro ministrado pelo Senar e o acompanhamento contínuo da Emater/RS-Ascar de Tapes, que foram fundamentais para a construção deste projeto.

O objetivo desta ação, idealizada pela APAFTAPES, é incentivar a conservação da espécie e valorizar a geração de renda promovida pelas atividades da agricultura familiar local, a partir do uso da palmeira do butiá e, por meio de oficinas, palestras, atividades interativas e divulgação dos diversos produtos culinários e artesanais confeccionados, intensificar e fortalecer a proteção dos recursos disponíveis na natureza. A 1ª Semana de Atividades Sobre o Uso Sustentável do Butiá conta com o apoio de diversos parceiros, tais como: Emater/RS-Ascar (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Unidade em Tapes), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Banco Ssicredi e Lagoa TV Notícia.

O evento será realizado no interior do mercado público do município e sua abertura contará com música ao vivo, palestras sobre a história do butiá na região e a trajetória dos agricultores, até a inauguração da feira onde comercializam seus produtos, além de vídeos sobre os butiazais de Tapes e Rota Internacional dos Butiazais liderada pela Embrapa em Pelotas/RS. Cada oficina terá número de inscritos de, no máximo 15 participantes, sendo que, nenhuma das atividades será fornecida certificações.

Ao final do evento, espera-se o despertar sobre a importância da relação entre as ações promovidas pelo uso do butiá e a agricultura familiar, que mantêm o cuidado com os recursos da sociobiodiversidade e acredita que o respeito, entre homem e natureza, seja a alternativa para o reconhecimento sociocultural construído pelas comunidades, meio ambiente e outras sociedades.

Horóscopo do Dia

Veja a previsão astrológica para segunda, 6 de maio de 2024

Saiba o que os astros reservam para o seu signo neste dia

Ontem
Auxílio às famílias afetadas

Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Defesa Civil seguem com ações de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas

Ginásio Taborda continua recebendo doações de itens como: leite, fralda, lenço umedecido, água, colchão e alimentos não perecíveis

Ontem
Consequências dos temporais no RS

CEEE Equatorial informa que 178 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Municípios mais atingidos são: Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Alvorada e Viamão

Ontem
Evacuação de bairro em Porto Alegre

Bairro de Porto Alegre terá de ser evacuado após dique transbordar

Com 91 mil habitantes, bairro do Sarandi fica na Zona Norte da Capital Gaúcha

Ontem
Temporais no RS

20 mil vidas já foram salvas em trabalhos de resgate no RS

Números envolvem ações de militares das Forças Armadas, Defesa Civil, policiais, Bombeiros e voluntários numa integração entre Governo Federal, estado e municípios

Ontem
Enchentes no RS

Defesa Civil confirma 78 mortes causadas pelos temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; 105 pessoas ainda estão desaparecidas

Ontem