Geral

MUNDO: Coreias desfilam sob uma mesma bandeira na abertura dos Jogos de Inverno

Publicado: 10/02/2018 às 00:55 | Atualizada: 16/11/2020 às 09:13 | Agência EFE / Foto: EFE/EPA/Christian Bruna
Juares da Luz

As equipes olímpicas das duas Coreias desfilaram nessa sexta-feira (9) juntas sob uma mesma bandeira pela primeira vez em 12 anos na inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyoeonChang 2018, que acontecem em território sul-coreano.

Os atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, dois países divididos desde 1945, desfilaram sob uma bandeira com a península coreana em azul sobre um fundo branco e no meio de uma sonora ovação dos 35 mil espectadores que abarrotam o Estádio Olímpico.

Os porta-bandeiras da equipe unificada, vestida de branco, foram a jogadora de hóquei sobre gelo, Hwang Chung-gum, e o piloto sul-coreano de bobsled Won Yun-jong.

Na tribuna de autoridades do Estádio Olímpico assistiram ao desfile Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, o presidente honorário da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que receberam com entusiasmo a equipe unificada postos em piei.

Após o desfile, foi interpretada a tradicional canção coreana "Arirang", considerada o hino extraoficial dos dois países, com uma emocionante encenação.

A última vez que as duas Coreias, que se encontram tecnicamente em guerra há mais de 70 anos, participaram juntas de um desfile olímpico foi nos Jogos de Inverno de Turim, em 2006.

Antes, tinham feito o mesmo nas cerimônias de abertura dos Jogos de Verão de Sydney 2000 e de Atenas 2004.

Este gesto simboliza uma grande aproximação após uma década marcada pelas más relações entre os países vizinhos e o avanço do programa nuclear norte-coreano, que gerou um grave aumento da tensão na península.

Além disso, os históricos acordos alcançados em janeiro para os Jogos de Inverno ajudaram a formar uma seleção conjunta de hóquei feminino sobre gelo, uma decisão que gerou polêmica na Coreia do Sul.

Trata-se da terceira vez que uma equipe coreana unificada se apresenta em um evento esportivo, e a primeira desde 1991, ano em que as duas Coreias competiram juntas no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa no Japão e no Mundial Sub-20 de Futebol em Portugal.

Consequência das chuvas

Governador do RS projeta desastre pior do que em 2023 e alerta população

Leite enfatizou que as pessoas que moram em áreas de risco devem deixar suas casas e procurar abrigo em um local seguro

Ontem
Consequência dos temporais

Corsan cede maquinário para agilizar liberação da RS-401

Equipes da Corsan seguem acompanhando a cheia dos rios na região e monitorando os reservatórios e os pontos de captação de água para abastecer São Jerônimo e Charqueadas

Ontem
Consequência dos temporais

ANEEL informa a situação das usinas no Rio Grande do Sul

Comunicado foi emitido nesta quarta-feira (1º)

Ontem
Enchentes

Fortes chuvas causam alagamento na estrada da esquina da Pacheca em Camaquã

As fotos foram registradas por internauta do Blog do Juares, no final da tarde desta quarta-feira (1º)

Ontem
Consequência dos temporais

Região do Vale do Rio Pardo fará unificação de pedidos ao governo do RS e União

Grupo formado por prefeitos, deputados estadual e federal, autoridades de segurança pública e gestores decidiu pela unidade na pauta de pedidos dos municípios atingidos pela enchente no Vale do Rio Pardo

Ontem
Consequência dos temporais

Encruzilhada do Sul declara situação de emergência nesta quinta em função das fortes chuvas

Pelo menos 650 famílias foram atingidas direta ou indiretamente pela situação climática, conforme dados da Defesa Civil do município

Ontem