Geral

Estiagem no Sul deve comprometer a média geral da produtividade no RS

Publicado: 17/02/2018 às 09:16 | Atualizada: 17/10/2020 às 21:26 | Imprensa da Emater/RS-Ascar / Foto: Taline Schneider
Juares da Luz

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, importante produtora do grão e que tradicionalmente começa a colheita da safra, o percentual chega a 72% 

A colheita do milho segue de modo normal na parte Norte do Rio Grande do Sul, onde as lavouras se encontram em estágio mais adiantado. Como um todo, o percentual de produto colhido atinge 32% das lavouras plantadas nesta safra, ficando dentro da média para o período. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, importante produtora do grão e que tradicionalmente começa a colheita da safra, o percentual chega a 72%. 

Nessa região, conforme informações dos técnicos locais, a produtividade média das lavouras sem irrigação gira ao redor dos 7 mil kg/ha; as irrigadas alcançam pouco mais de 10 mil kg/ha. Ao Leste, na região de Ijuí, o percentual é semelhante e os rendimentos médios superam os 8 mil kg/ha. 

Tendo em vista a inconstância das chuvas ao longo do ciclo dessas lavouras, esses rendimentos podem ser considerados excelentes. Porém, as lavouras situadas ao Sul não devem se aproximar desses patamares, influenciando de modo negativo a média geral para o estado. 

Assim como no milho, a soja começa a registrar as primeiras colheitas também na região administrativa de Santa Rosa. Mais precisamente na Fronteira Noroeste, cerca de 2 mil hectares já foram colhidos, com produtividade média de 3 mil kg/ha. 

No caso da soja, é prematuro extrapolar esses resultados para as demais regiões, principalmente pelo comportamento observado nas condições meteorológicas até o presente. Todavia, a tendência, segundo técnicos, é que a metade Norte não se distanciará muito do esperado inicialmente. A metade Sul seguramente terá dificuldade em obter rendimentos aceitáveis. 

O cenário não é propriamente uma novidade para o estado. Em anos anteriores, tal como ocorreu na safra 2012/2013, situação semelhante foi registrada. Ocorre que de lá para cá, por razões de conjuntura e condições climáticas excepcionais sucessivas, a cultura da soja avançou de forma significativa no Sul do estado.   

A cultura do arroz segue evoluindo de maneira satisfatória, sem maiores percalços, em que pese a forte estiagem na Campanha e no Sul. Até o momento não há informações de indisponibilidade de água para a finalização da irrigação necessária, embora alguns mananciais apresentem decréscimo acentuado nas cotas de armazenamento. 

Como ocorre todos os anos, a Fronteira Oeste começa a registrar as primeiras colheitas, mais precisamente em Itaqui e São Borja. Entre esses dois municípios estima-se que tenham sido colhidos 7 mil hectares até o momento, com produtividades que giram em média de 8 mil kg/ha, com boa qualidade de grão. 

A partir de agora, a colheita deve tomar impulso, uma vez que 8% do total das lavouras do estado se encontram maduras e prontas para serem ceifadas. Outros 30% atingem a fase de formação de grão, uma vez que o potencial produtivo é considerado bom.

Consequências dos temporais no RS

Veja quais rodovias estão com bloqueios totais ou parciais no RS

São 102 trechos em 58 rodovias estaduais com interrupções

Hoje
Suspensão

Expediente da Justiça Eleitoral segue suspenso em todo o Rio Grande do Sul

Medida é válida até a próxima sexta-feira (10)

Hoje
Ajuda

Pix do SOS Rio Grande do Sul arrecada mais de R$ 38,2 milhões

Estado instituiu neste domingo (5) comitê que gerencia e fiscaliza recursos da conta oficial para auxiliar vítimas da enchente

Hoje
Enchentes no RS

Sobe para 83 o número de mortes causadas pelas enchentes e temporais no RS

Outros quatro óbitos estão em investigação; Cruzeiro do Sul e Gramado são os municípios com mais vítimas

Hoje
Atualização da CEEE Equatorial

CEEE Equatorial informa que 183 mil clientes estão sem energia elétrica em sua área de concessão

Dos desabastecidos, 175 mil estão desligados por segurança, devido às áreas alagadas

Hoje
Salvamento

PF realiza resgates para ajudar desabrigados em Eldorado do Sul

Corporação utiliza aeronave e embarcações para fazer os salvamentos

Hoje