Política

Ex-prefeito de Dom Feliciano, Dalvi Soares deixa o PSB e transfere domicílio eleitoral para Encruzilhada

Publicado: 17/03/2018 às 09:15 | Atualizada: 16/11/2020 às 16:20 | Redação / Foto Divulgação
Juares da Luz

Em publicação nas redes sociais no início da manhã este sábado (17), o ex-prefeito de Dom Feliciano Dalvi Soares de Freitas anunciou a sua saída do PSB Dom Feliciano e a transferência do seu domicílio eleitoral para Encruzilhada do Sul, sua terra natal. Dalvi foi um dos fundadores do PSB em Dom Feliciano no ano de 2011.

Em 2012 junto com o ex-vereador Benjamin Figueira da Silva ele foi eleito para compor a primeira bancada do partido na Câmara Municipal. Em 2013 já no início do mandato, Dalvi assumiu a Presidência da Câmara Municipal, o que o levou a assumir interinamente a administração municipal em 9 de setembro daquele ano, após a cassação pela Justiça Eleitoral do ex-prefeito Cláudio Lesnik e de seu vice Ademar Hugo.

Em seguida, Dalvi disputou e venceu a eleição suplementar realizada no município em 3 de novembro de 2013 se tornando o mais jovem da história do município e o primeiro não donfelicianense a ser eleito prefeito . Dalvi governou Dom Feliciano por três anos e quatro meses.

Segundo sua assessoria, o governo de Dalvi ficou marcado pela realização de obras importantes como as escolas de educação infantil João Cândido e Valdomiro Lorenz, as quadras das escolas Catulino Pereira da Rosa e Santa Teresinha, obras de ampliação nas escolas Nossa Senhora de Fátima, Ponte do Sutil e Catulino Pereira da Rosa, implantação do uniforme escolar, melhoria na qualidade da merenda e do transporte escolar, realização de grandes atividades culturais como feiras do livro, semana farroupilha e semana do município.

Na agricultura, foram adquiridos e entregues as associações rurais do município, dezenas de tratores e implementos agrícolas, a construção da agroindústria de sucos, a compra e entrega de centenas de cargas de calcário aos agricultores e a realização de uma grande feira agropecuária. Na saúde, o governo Dalvi promoveu grandes melhorias, triplicando o número de pessoas transportadas para atendimento especializado fora do município com a renovação e ampliação da frota da secretaria da saúde, construção da nova farmácia municipal e novo laboratório de análises clínicas, ampliação dos atendimentos de fisioterapia, odontologia e clínica médica, construção do primeiro gabinete odontológico do interior do município e ampliação do ESF do Faxinal.

Ele realizou ainda, melhoria da limpeza urbana e plantio de milhares de mudas de flores para o embelezamento da cidade, conclusão de 40 casas do Programa Minha Casa Minha Vida, implantação de novo espaço para o CRAS com dezenas de atividades voltadas às crianças e a qualificação de adultos.

Dalvi foi o primeiro prefeito da história de Dom Feliciano a integrar a diretoria da Famurs, além de ser um dos fundadores da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco - Amprotabaco, tendo sido por duas vezes vice-presidente, entidade onde atualmente atua como Consultor Executivo.

Especulações da política regional, dão conta de que Dalvi poderá concorrer a prefeito de Encruzilhada do Sul em 2020, uma vez que por várias vezes falou publicamente que desde menino sonhava ser prefeito de sua terra natal.

Lula volta ao Rio Grande do Sul neste domingo

Informação foi divulgada pelo ministro Paulo Pimenta

Hoje
Utilidade pública

Cartório Eleitoral de Camaquã atende nesta quarta, feriado do Trabalhador

Acesse a matéria e veja o horário de atendimento

3 dias atrás
Eleições Municipais 2024

Podemos se junta ao bloco de oposição com PDT e Progressistas em Camaquã

Esta união marca uma reconfiguração significativa na política local, com partidos historicamente adversários agora alinhando forças para oferecer uma alternativa ao governo vigente

4 dias atrás

Confira a ordem do dia da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Camaquã

Serão discutidas seis matérias no plenário do Legislativo nesta segunda-feira (22)

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

Mais de 2 milhões de jovens devem votar pela primeira vez nestas eleições municipais

Prazo para tirar o Título Eleitoral vai até 8 de maio

1 semana atrás
Eleições Municipais 2024

PDT e Progressistas formalizam aliança histórica em Camaquã

Decisão foi tomada em conjunto pelos diretórios das duas agremiações na tarde deste sábado (20)

2 semanas atrás