Geral

Gestão Ambiental orienta pais, alunos e professores sobre segurança perto das obras da BR-116

Publicado: 23/03/2018 às 10:55 | Atualizada: 09/11/2020 às 11:54 | Comunicação BR116-RS / Foto: STE/Divulgação
Juares da Luz

Ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rodrigues de Freitas, em Camaquã

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS) está atento a tudo que acontece no entorno da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. Com a frente de obras do Lote 4 chegando na porta da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Rodrigues de Freitas, localizada no km 395,8 da rodovia, às margens da pista em construção, em Camaquã, a Gestão Ambiental do empreendimento (STE S.A.) – contratada pela autarquia - realizou um trabalho preventivo de segurança. O objetivo foi o de alertar pais, alunos e professores sobre os riscos de circular nos canteiros de obra durante a movimentação de máquinas e operários, que começou no dia 21 de março.

Para atenuar o risco de acidente, a ação educativa/informativa foi dividida em dois momentos. O primeiro foi uma reunião prévia realizada no dia 14 de março, entre representantes da escola, da obra e da Gestão Ambiental. No encontro, foi acertado, por exemplo, os horários que as máquinas e operários irão atuar em frente à escola, garantindo que na entrada e saída dos alunos os equipamentos permanecerão parados. Ainda foi combinado que a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) retornaria à escola para informar e orientar pais, alunos e professores sobre os procedimentos da obra e de que forma impactaria na rotina das aulas, como o barulho das máquinas.

Na última sexta-feira, 16/03, a equipe do PEA passou o dia na escola. Os alunos do pré-escolar até o 8º ano dos turnos da manhã e da tarde foram orientados sobre os perigos de circular em meio à obra. Destacou-se para os que utilizam o transporte escolar que saiam do veículo direto para dentro da escola.

O encontro ainda foi marcado por momentos de descontração, mas sempre permeado por alertas e orientações. A conversa apresentou os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos trabalhadores da obra, como: botina, óculos, abafador de som, luvas e até o uniforme e faixa refletiva, facilitando a identificação dos operários, foram levados para a sala de aula. O objetivo era o de demonstrar que sem proteção e se não for funcionário da obra não se pode circular nas frentes de trabalho. Os pequenos puderam experimentar os equipamentos e perceberam que nenhuma das peças servia. Ao final de cada conversa a equipe frisou que os EPIs são feitos para os adultos por um motivo: que obra não é lugar de criança.

A professora de Língua Inglesa do 6º ano, Quellen da Silva Souza, destacou que o trabalho prévio do PEA foi fundamental. “É muito importante que os alunos estejam a par do que vai acontecer na frente da escola. Até mesmo para nós professores é positivo, afinal podemos reforçar esses avisos diariamente”, disse.

A diretora da escola, Maria de Fátima Ferreira Mendonça, comentou que os cuidados com os alunos serão redobrados durante as obras. “As informações que foram trazidas nos auxiliaram muito e vamos conversar com eles (alunos) na entrada da aula e na hora do recreio”, garantiu.

Conversa com pais e responsáveis

Na entrada do turno da tarde a equipe do PEA também conversou com os pais e responsáveis que levam as crianças para a aula. Na ocasião, foi esclarecido que o trabalho no local depois de iniciado deve durar cerca de cinco dias seguidos, caso não chova, e que ao término dos serviços o acesso da escola será melhorado. Os presentes ainda foram alertados para aumentarem a atenção na chegada à escola. Ao final foram distribuídos panfletos de divulgação do Canal de Ouvidoria (0800 60 11 116), telefone específico para receber as demandas de usuários e moradores lindeiros à rodovia.

Solidariedade

Afubra recebe donativos para ajudar pessoas atingidas pelas enchentes no RS

Leve a sua doação à Afubra mais próxima e deposite nas caixas identificadas

Ontem
Convocação de professores

Prefeitura de Camaquã convoca dois aprovados no Processo Seletivo da Educação

Confira na matéria quem são os convocados!

Ontem
Trânsito

Dnit alerta para interrupção de tráfego na BR-116, em Esteio, a partir desta sexta-feira (3)

Atividades estão programadas para ocorrerem até as 18 horas de sábado (4)

Ontem
Abastecimento de água em Arambaré

Gerador da Corsan vai garantir abastecimento interrompido por falta de energia elétrica em Arambaré

Previsão de normalização do abastecimento é para a partir das 17h

Ontem
Furto

PC recupera oito pneus furtados de carreta em 2023 em Camaquã

Ação aconteceu no interior do município

Ontem
Crise

Governo do RS aciona Gabinete de Crise após aumento das chuvas e risco de inundações

Reunião aconteceu na sede da Defesa Civil nesta terça-feira (30)

Ontem